Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas

Autores

  • Marta Coelho Castro Troquez Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.

Resumo

Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela UFMS (2012), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Disciplinas Escolares; Mestre em História pela UFGD (2006), linha de pesquisa História Indígena; Especialista em Educação - Metodologia do Ensino Superior, pela UFMS, Campus de Dourados (2002); Especialista Ensino de Língua Portuguesa pela UNIGRAN (1994); formada em Letras habilitação Português-Inglês e demais literaturas pela UFMS, Campus de Dourados (1992). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Realiza pesquisas sobre currículo, infância e educação escolar indígena.

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Troquez, M. C. C. (2016). Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 49–68. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo