Os múltiplos letramentos e a constituição do sujeito alfabetizado

Monique de Campos Ribeiro, Thaise da Silva

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo identificar e descrever as práticas sociais de letramento que fazem parte do universo do alfabetizando e realizar um levantamento dos materiais de leitura e escrita com os quais as crianças convivem em seu ambiente familiar e escolar. Para tanto, sob a ótica dos estudos do letramento, foram entrevistadas dez crianças que frequentam uma turma de alfabetização da rede pública estadual de Dourados/MS. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são análise textual e levantamento de dados. Os materiais coletados durante a investigação têm origens em questionários e entrevistas respondidos pelos estudantes. Com base nos dados coletados e nas análises realizadas conclui-se que a análise do espaço doméstico permite visualizar os discursos referentes à leitura que acabam por constituir o aluno leitor, uma vez que o incentivo dado a leitura e os materiais presentes no cotidiano acabam por influenciar as práticas de leitura.

Palavras-chave


Letramento. Alfabetização. Esferas de letramento.

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