Atravessando pensamentos: diferença, différance, criança pequena e infância

Flávia Maria Menezes, Priscila de Oliveira Dornelles Machado

Resumo


O propósito deste ensaio é partilhar com os leitores interrogações e pensamentos acerca das muitas questões que afetam o debate contemporâneo sobre a educação da criança pequena no Brasil, a partir da ascensão das ideias de diversidade e diferença. Para tanto, levantamos alguns artigos que tratam de tais temáticas com ênfase nos discursos enunciados nas políticas públicas brasileiras para infância, como os de autoria de Rodrigues e Abramowicz (2013), Coppete, Fleuri & Stoltz (2012), Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009), Abramowicz (2003), entre outros, em que pretendemos discorrer o debate, ancorando nossas proposições nas ideias de Jacques Derrida e seus leitores. No que tange às políticas públicas para as crianças e a infâncias no Brasil, optamos em dialogar com a legislação atual no que tange às diretrizes para organização do currículo nas creches e pré-escolas brasileiras

Palavras-chave


Educação Infantil. Infância. Diversidade. Diferença.

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