O ensino da ética como tema transversal na prática pedagógica da Educação Física

Autores

  • Talita Adão Perini Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Sucupira da Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Ética. Educação Física. Tema Transversal. Prática Escolar. Educação Moral.

Resumo

Esse artigo focaliza a possibilidade de ensino de Ética por meio das aulas de Educação Física como Tema Transversal. O objetivo desta prática escolar é ensinar virtudes para as crianças. Foi usada uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. A fundamentação teórica está no trabalho de Alasdair MacIntyre, Maria Judith Sucupira da Costa Lins e Jean Piaget sobre filosofia moral e desenvolvimento moral. Esses autores puderam nos oferecer condições para a compreensão de como os alunos adquiriram o comportamento moral baseado em virtudes. A professora ajudou os alunos a aprenderem virtudes por meio da solução de problemas éticos. Podemos concluir que o ensino de Ética integrado com a prática escolar de Educação Física como um Tema Transversal é possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Adão Perini, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação pela UFRJ e mestre em Educação Física pela UCB. Professora Assistente do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Perini, T. A., & Lins, M. S. da C. (2016). O ensino da ética como tema transversal na prática pedagógica da Educação Física. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(5), 51–66. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3843

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo