Ingresso de quilombolas e indígenas na Unilab: uma proposta que nasce no Quilombo Sítio Veiga – Quixada/CE

A PROPOSAL THAT IS BORN IN THE QUILOMBO SÍTIO VEIGA – QUIXADA/CE

Autores

  • Antonio Jeovane da Silva Ferreira Mestre pelo do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), https://orcid.org/0000-0002-2014-7785
  • Eliane Costa Santos Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-Ba), Instituto de Humanidades e Letras, Docente no Curso de Pedagogia https://orcid.org/0000-0002-0759-2550
  • Jacqueline da Silva Costa Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-Ceará), Instituto de Humanidades https://orcid.org/0000-0001-6257-1288

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16601

Palavras-chave:

UNILAB, Ação Afirmativa, Quilombolas, Indígenas, Quilombo Sítio Veiga

Resumo

O presente artigo tem como objetivo falar do ingresso de Quilombolas e Indígenas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiras - Unilab. Uma proposta de ampliação das políticas afirmativas que nasce na Comunidade Quilombola Sítio Veiga, Quixadá/Ceará, no 17º Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará, em outubro de 2017. Abordaremos, sobre a criação da Unilab, fruto da luta do Movimento Negro que nasce com preceitos fundantes das ações afirmativas, assim, é imperativo saber como o aprimoramento dessas políticas tem se dado. O texto realiza o estado da arte sobre o contexto em que essas medidas foram criadas, do ambiente favorável e democrático dos Governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Presidenta Dilma Rousseff em apoiar a implantação das cotas nas universidades públicas (estaduais e federais), no caso da Unilab, sua existência pode ser considerada como o ápice de uma agenda positiva de concretização de um projeto político-educacional estratégico no fortalecimento
da cooperação Sul-Sul, na produção de conhecimento sobre e entre esses países. Por fim, abordaremos sobre o contexto que aprovou o Programa de Ação Afirmativas da Unilab que além das (os) candidatas (os) pertencentes a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, dentre os quais estão o Brasil, os países Africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau,
São Tomé e Príncipe, Moçambique) do Sudeste Asiático (Timor Leste), acolherá a partir de setembro deste ano (2021), 08 (oito) novos grupos sociais, dentre eles, Quilombolas, Indígenas, Comunidade LGBTQIA+, Ciganos, Pessoas com deficiência, Jovens Egressos de Cumprimento de Medidas Socioeducativas – MPSE, Refugiados e Outros Povos Tradicionais.

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Referências

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Ferreira, A. J. da S., Santos, E. C., & Costa, J. da S. (2022). Ingresso de quilombolas e indígenas na Unilab: uma proposta que nasce no Quilombo Sítio Veiga – Quixada/CE: A PROPOSAL THAT IS BORN IN THE QUILOMBO SÍTIO VEIGA – QUIXADA/CE. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(18), 119–147. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16601

Edição

Seção

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL