Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os ditos e “não ditos” na narrativa biográfica do professor José Pereira Lins. Propôs-se a partir da história de vida do professor estabelecer as relações sociais e o campo nas quais se insere, em especial, na História da Educação e das Instituições Escolares de Mato Grosso do Sul. A reflexão apoia-se na obra de Maria da Glória Sá Rosa “Memória da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida” (1990). Os resultados sinalizam que a memória da cultura e da educação do agente, está atrelada ao prolongamento da escolarização e ao sucesso escolar, sendo estes os fatores de diferenciação de maior relevância. Conclui-se que a história de vida do Professor Lins não esgotou todos os aspectos e interpretações possíveis, mas forneceu novas perspectivas a respeito do que ainda não se conhecia, parte da memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul.


Palavras-chave


Narrativa Biográfica. Memória de Professores. José Pereira Lins.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: ______. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa, 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.]. 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

MONTAGNER, Miguel Ângelo. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias. Porto Alegre, ano 9, nº17, jan./jun. 2007, p. 240-264.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Pierre Bourdieu: da “ilusão” à “conversão” autobiográfica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 41, p. 223-235, jan./jun. 2014.

POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, Olga de Moraes Von. Experimentos com História de Vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1988.

ROSA, Maria da Glória Sá. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1990.




DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.