A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos

Pedro Rauber

Resumo


Ancorado na concepção teórico-metodológica dos Estudos Culturais de orientação pós-estruturalista e da interculturalidade crítica decolonial, o artigo objetiva refletir sobre as práticas pedagógicas voltadas para as identidades culturais na perspectiva decolonial e suas articulações com os processos formativos de professores/as. Os dados que fundamentam as análises e reflexões resultam da pesquisa de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB realizada com professores/as egressos/as do curso de Pedagogia UEMS que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em Dourados – MS. As percepções alcançadas a partir das observações, entrevistas e grupo de discussão, os/as professores/as tem dificuldades em abordar de forma mais ampla e aprofundada a temática, mas se mostram abertos/as a processos formativos sobre temática e revelarem concepções de identidades/diferença não essenciais e fixas, o que sinaliza a emergência de práticas que se aproximam da interculturalidade crítica e decolonial. Concluímos que o curso de Pedagogia foi fundamental para a construção e desenvolvimento de estratégias para abordar as identidades/diferenças. Entretanto, dada a complexidade da temática, um processo formativo na ótica da interculturalidade crítica decolonial as qualificaria ainda mais frente às exigências cada vez mais desafiadoras que o atual contexto sociopolítico multicultural exige.


Palavras-chave


Identidades/Diferenças. Estudos Culturais. Interculturalidade crítica decolonial.

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DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089

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