Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS

Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física.


Palavras-chave


Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.

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DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198

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