O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035

Palavras-chave:

Socialização. Educação Física. Ensino Médio.

Resumo

A Educação Física atual aborda importantes papéis na formação social e pratica de atividade física regular, mostrando que através do professor os alunos aprender a convier em grupo, respeitar as indiferenças e um aspecto muito importante não deixar de praticar atividades físicas regulares não somente no âmbito escolar. O presente trabalho tem como intuito mostrar a realidade na vivencia do âmbito escolar de alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Avaliando-o nível de atividade física, através sistema de avaliação SOFIT e relacionando os resultados com os embasamentos teóricos, obtendo assim o verdadeiro papel da pratica da Educação Física no desenvolvimento da socialização entre os alunos. Relacionando a importância das aulas de Educação Física e a aplicabilidade de atividades que trabalhem as relações interpessoais tornando os alunos mais ativos e principalmente formando cidadãos conscientes e autônomos, através da prática da atividade física. Percebe-se a pouca participação e interesse pela pratica das aulas de Educação Física no Ensino Médio, devido à falta de atividades que estimulem os alunos. No estudo destaca-se a abordagem do método Quanti-Qualitativa, Exploratória e observacional, na qual foram observados (15 meninas e 15 meninos) de uma escola de Ensino Médio da cidade de Itapeva/SP, sendo as mesmas avaliadas através do sistema SOFIT. Verificou-se quanto ao comportamento dos alunos uma baixa proporção de escolares que participam das aulas de Educação Física de forma ativa com cerca de (40%), sendo que permaneceram deitados (20%), sentado (93,3%), em pé (63,3%) e caminhando (63,3%). Já no quesito sobre os contextos trabalhados em aulas os resultados indicaram mais a pratica de jogos (73,3%) e outros contextos (33,3%). Quanto ao comportamento do professor às aulas ocorriam em gerenciamento (13,3%), observação (86,7%) e outras tarefas (60%). Conclui-se que poucos alunos de Ensino Médio da escola pesquisada praticam atividades físicas regulares, devido à falta de aplicação de conteúdos e atividades que instiguem a participação nas aulas. O professor se faz muito importante na criação, aplicabilidade e interferência das atividades trabalhadas em aula, levando o aluno a participar e se relacionar construindo de acordo com o tempo gosto pela pratica de atividade física regular, principalmente quando se fala de alunos que logo vão se incluir na sociedade adulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Fabrício Souza Silva, Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)

Graduado em Educação Física da FAFIT, Itararé/SP.

Juliana Pereira da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Professora Mestre do curso de Fisioterapia da UNISSAU, Petrolina/PE

Kleverton Krinski, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professor Doutor do curso de Educação Física da UENP, Jacarezinho/PR.

Luciana da Silva Lirani, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora Doutora do curso de Educação Física da UENP, Jacarezinho/PR.

Hassan Mohamed Elsangedy, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Doutor do curso de Educação Física da UFRN, Natal/RN.

Rodrigo Dias, Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI)

Professor Doutor do curso de Educação Física da AESPI, Teresina/PI.

Guanis de Barros Vilela Junior, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Professor Doutor do curso de Educação Física da UNIMEP, Piracicaba/SP.

Fabricio Cieslak, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2009). Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013). Docente efetivo na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no curso de graduação em Educação Física, do Programa de Pós-graduação em Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (2013-2017). Docente efetivo na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no curso de Educação Física (2017-2019). Atualmente é docente efetivo Adjunto C na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Sistema Cardiopulmonar, Exercícios Físicos em Populações com Doenças Crônico-Degenerativas (comorbidades cardiovasculares e pulmonares) e Qualidade de Vida.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

CASTAGNOLI, C. A. Atividades esportivas, culturais e cooperativas como meio de superação no relacionamento interpessoal na escola. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/389-4.pdf. acesso em: 26 jul. 2010.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.18, n.1, p.61-80, Jan./ Mar., 2004.

FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: Ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.22, n.2, p. 41-54, jan. 2001.

FERNANDES, J. F. Educação física na perspectiva da cultura corporal: Uma proposta pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v.22, n.3, p.137-150, maio 2001.

GUERRA, M. L. M. A Solução para o seu concurso. Professor educação básica PEB II. São Paulo, v. 2, n. p 68-69, 2009.

HINO, A. A. F; REIS, R. S; ANEZ, C. R. R. Observação dos níveis de atividade física, contexto das aulas e comportamento do professor em aulas de educação física do ensino médio da rede pública. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Curitiba, 2007.

HINO, A. A. F.; AÑES, C.R. R; REIS, R. S. Validação do sofit para avaliação da atividade física em aulas de Educação Física em ensino médio. Revista da Educação Fisica UEM, Maringá, v.21, n.2, p. 271-278, 2010.

LE MASURIER, G. C; CORBIN, C. B. Top 10 reasons for quality physical education. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.77, n.6, p. 44-52, Ago., 2006.

SILVA, J. P. S. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm. Acesso em: 28 jul. 2010.

SALLIS, J. F. et al. The effects of a 2-year physical education program (SPARK) on physical activity and fitness in elementary school students. American Journal of Public Health, v.87, n.8, p.1328-1334, Ago., 1997.

SOLER, R. Educação Física: uma abordagem cooperativa. Sprint, Rio de Janeiro, 2006.

TELAMA, R; YANG, X. Decline of physical activity from youth to young adulthood in Finland. Medicine Science Sports and Exercise, v.32, n.9, p.1617-1622, Sep., 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silva, A. F. S., Silva, J. P. da, Krinski, K., Lirani, L. da S., Elsangedy, H. M., Dias, R., Vilela Junior, G. de B., & Cieslak, F. (2020). O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo