A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC

Autores

  • Roselaine Ripa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191

Palavras-chave:

Ensino Superior. Institucionalização da EaD. UDESC.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o processo de institucionalização da modalidade a distância na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, a partir da história do Centro de Educação a Distância – CEAD criado em 2002. Iniciamos com uma breve reflexão sobre a educação a distância nas universidades públicas brasileiras nas últimas décadas e, na sequência, apresentamos os marcos legais que têm apoiado o processo de institucionalização da EAD na UDESC, com destaque à política de EAD da UDESC aprovada em 2014 e sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UDESC do período de 2017 a 2021 e com as novas diretrizes do ensino de graduação elaboradas em 2019. Para finalizar o relato, apontamos as conquistas e alguns desafios que ainda envolvem a modalidade a distância na instituição.

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Biografia do Autor

Roselaine Ripa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina, no Centro de Educação a Distância. De 2016 até a presente data responde pela Direção de Ensino de Graduação do CEAD. É líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul.

Referências

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Ripa, R. (2020). A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–17. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191

Edição

Seção

Relatos de Experiência