A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Avaliação Educacional. Aprendizagem. Concepção.

Resumo

A presente pesquisa investigou as concepções de avaliação que predominam no âmbito escolar, tendo como sujeitos os docentes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual na cidade de Dourados / MS. A pesquisa inicialmente se deu por meio de análise bibliográfica sobre a temática, em seguida aplicamos questionário com o propósito de analisar em que medida os pressupostos da literatura se confirmam na prática. As leituras indicam que em geral os professores tem concepções equivocadas em relação à avaliação e usualmente não a compreendem como parte do processo de aprendizagem, pautados em princípios tradicionais ou em compreensões restrita sobre o próprio conceito de avaliação. Os resultados demonstraram que os docentes apresentam percepções homogêneas sobre a avaliação. Tais, resultados, longe de serem conclusivos, ajudam a compreender quais os conceitos que embasam a prática docente no momento de avaliar o seu aluno e a quem essa prática favorece no atual contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacimara Aparecida Mendes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFGD.

Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Referências

BARRIGA, Ángel Díaz. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed.- Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ESTEBAN, Maria Teresa. A Avaliação no Cotidiano Escolar. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed.- Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa. A contribuição da teoria da argumentação. Tradução: Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Pressuposto Epistemológico da Avaliação Educacional. In: Sousa, C.P. de (Org.) Avaliação do Rendimento Escolar. 15. ed. Campinas: Papirus, 2008.

GARCIA, Leite Regina. A avaliação e suas implicações. No fracasso/sucesso In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org), Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed.- Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo, Atlas 2008.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mitos & Desafios Uma perspectiva construtivista. 21. ed. Porto alegre; Educação e Realidade. 1991.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre; Editora Mediação, 2009.

NEVES, Isabel Cristina. Avaliação da Aprendizagem: concepções e práticas de formadores de professores. Guarapuava; Unicentro. 2008.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória Desafios à teoria e à prática de Avaliação e reformulação de Currículo. Ed.Cortez 2 ed. 1996.

SOUSA, Sandra Zakia Lian. Revisando a teoria da avaliação da aprendizagem. In: Sousa, C.P. de (Org). Avaliação do Rendimento Escolar. 15. ed. Campinas: Papirus, 2008.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 1995.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem - Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.

VIANNA, Heraldo Marelin. Avaliação Educacional: teoria-planejamento-modelos. São Paulo, ed Ibrasa, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Mendes, J. A., & Perboni, F. (2020). A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–16. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo