Crítica literária e mediação cultural: Nestor Vítor e o seu papel na divulgação da obra de Cruz e Sousa

Autores

  • José Fábio Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7332

Palavras-chave:

História Intelectual. Crítica literária. Simbolismo.

Resumo

O artigo aborda o papel exercido pela crítica literária na propagação e canonização da obra do poeta João da Cruz e Sousa na virada do século XIX para o século XX. Para tanto, partiremos da trajetória intelectual do crítico literário Nestor Vítor e de sua atuação junto ao grupo de escritores simbolistas brasileiros. Abordaremos não só seu trabalho como crítico literário, mas também a ação como intelectual mediador, atuante na publicação e na disseminação da obra de Cruz e Sousa. Intelectual é aqui compreendido como o sujeito responsável tanto pela produção como pela disseminação de ideias, visando ou não uma intervenção política ou social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Fábio Silva, Universidade Federal de Goiás

É doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e bolsista CAPES/Demanda Social; mestre em Letras pela mesma universidade e graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, é professor de Literatura e Artes no Centro Educacional Luiz Quareli. É integrante da Linha de Pesquisa Fronteira, Identidades e Representações, além de ser editor da Revista História em Reflexão, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Silva, J. F. (2017). Crítica literária e mediação cultural: Nestor Vítor e o seu papel na divulgação da obra de Cruz e Sousa. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 11(21), 17–32. https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7332