Crítica literária e mediação cultural: Nestor Vítor e o seu papel na divulgação da obra de Cruz e Sousa

Autores/as

  • José Fábio Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7332

Palabras clave:

História Intelectual. Crítica literária. Simbolismo.

Resumen

O artigo aborda o papel exercido pela crítica literária na propagação e canonização da obra do poeta João da Cruz e Sousa na virada do século XIX para o século XX. Para tanto, partiremos da trajetória intelectual do crítico literário Nestor Vítor e de sua atuação junto ao grupo de escritores simbolistas brasileiros. Abordaremos não só seu trabalho como crítico literário, mas também a ação como intelectual mediador, atuante na publicação e na disseminação da obra de Cruz e Sousa. Intelectual é aqui compreendido como o sujeito responsável tanto pela produção como pela disseminação de ideias, visando ou não uma intervenção política ou social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Fábio Silva, Universidade Federal de Goiás

É doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e bolsista CAPES/Demanda Social; mestre em Letras pela mesma universidade e graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, é professor de Literatura e Artes no Centro Educacional Luiz Quareli. É integrante da Linha de Pesquisa Fronteira, Identidades e Representações, além de ser editor da Revista História em Reflexão, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Publicado

03/07/2017

Cómo citar

Silva, J. F. (2017). Crítica literária e mediação cultural: Nestor Vítor e o seu papel na divulgação da obra de Cruz e Sousa. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 11(21), 17–32. https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7332