Formação em movimento: história e memórias de estudantes em contextos de lutas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v18i35.17235

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Movimento Estudantil, História da Educação, UFMS

Resumo

O texto resulta de pesquisa bibliográfica e exploratória realizada em 2021. O tema proposto é a reflexão sobre o Movimento Estudantil como parte da formação dos sujeitos entrevistados. A pesquisa realizada considerou a bibliografia de movimentos sociais como base teórica, a história do movimento estudantil no Brasil, apontando articulações com outros países, e o levantamento, via formulário, de memórias de ex-estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sobre experiências vividas no movimento estudantil. Como resultado, as análises de conteúdo e crítica dos depoimentos nos permitem apontar permanências e mudanças nos repertórios de lutas estudantis, as demandas persistentes, como também inferir sobre a dimensão educadora do movimento estudantil.

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Biografia do Autor

Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Três Lagoas, no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora local do Grupo Residência Pedagógica em História, membro do INCT Proprietas e do GforP. Possui experiência em História Social, Mundos do Trabalho, Novos Movimentos Sociais e Educação do Campo.

 

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

Oliveira, M. E. de. (2024). Formação em movimento: história e memórias de estudantes em contextos de lutas sociais. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 18(35), 189–220. https://doi.org/10.30612/rehr.v18i35.17235