Imagens turísticas de Fortaleza/CE: um estudo do Instagram nos hotéis localizados na Avenida Beira Mar

Autores

  • Aldira Raquel Paula Maia UECE
  • Marília Frota Ribeiro UECE
  • Natália Lopes Pinheiro UECE
  • Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz USP-ESALQ
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí _ Federal University of Piauí - UFPI, campus Ministro Reis Veloso (Parnaíba, PI). Universidade Estadual do Ceará - UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8920

Palavras-chave:

Turismo. Tecnologia. Mídias Sociais. Hotéis.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a tecnologia e as mídias sociais, mais precisamente o Instagram, contribuem para o desenvolvimento do setor de serviços turísticos e como alguns hotéis da orla da cidade de Fortaleza/CE as utilizam em prol do seu crescimento. Por meio do método de análise de conteúdo, foram investigados 11 hotéis da orla da Beira Mar, local de grande interesse turístico em Fortaleza. O questionário aborda questões a fim de compreender não só a presença da ferramenta, mas, principalmente, o uso e objetivo dela dentro de um planejamento de comunicação. Como principal resultado, percebe-se que, onde existe o uso da ferramenta, a realidade é de pouca interação com os consumidores, além de oportunidades de integração com outras mídias sociais.

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Biografia do Autor

Aldira Raquel Paula Maia, UECE

Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos - UECE

Marília Frota Ribeiro, UECE

Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos - UECE

Natália Lopes Pinheiro, UECE

Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos - UECE

Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, USP-ESALQ

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental – USP

Professora da Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz – USP

Docente/pesquisadora PPGI Ecologia Aplicada CENA/ESALQ/USP

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí _ Federal University of Piauí - UFPI, campus Ministro Reis Veloso (Parnaíba, PI). Universidade Estadual do Ceará - UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS); Mestre em Geografia (UNESP-Rio Claro); Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (SENAC-São Paulo); Bacharel em Turismo (UNIMEP). Professor D.E. na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso no curso de Bacharelado em Turismo. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo da UFPI. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Maia, A. R. P., Ribeiro, M. F., Pinheiro, N. L., Queiroz, O. T. M. M., & Perinotto, A. R. C. (2018). Imagens turísticas de Fortaleza/CE: um estudo do Instagram nos hotéis localizados na Avenida Beira Mar. ENTRE-LUGAR, 9(18), 297–315. https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8920

Edição

Seção

Artigos