Análise da matriz curricular do Curso de Turismo (2010) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Campo Grande

Autores

  • Daniela Sottili Garcia UEMS
  • Fellipe de Lima Cuengas

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8828

Palavras-chave:

Turismo. Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Projeto Pedagógico. Matriz Curricular.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar a Matriz Curricular do Curso de Turismo com ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade Universitária de Campo Grande. Dentro das ações específicas estão, identificar pontos fortes e fracos desse Modelo através de levantamento bibliográfico com respaldo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2006) e no Projeto Pedagógico do Curso referido (2010), entrevistas semiestruturadas com os membros do Comitê Docente Estruturante e egressos da primeira turma concluinte e relatórios finais de autoavaliações do Curso, permitindo visualizar a coerência das disciplinas presentes para com o campo de atuação desse acadêmico. Após as discussões teóricas e entrevistas, por meio do método de Análise de Discurso Social Coletivo de Gondim e Fischer (2009), diagnostica-se que a Matriz Curricular atende às normativas do Ministério da Educação com integralidade, porém o Comitê responsável por essa função deve estar atento às tendências da atividade turística, desde o âmbito local ao mundial, valorizando as temáticas do Curso, assim formando constantes debates e reuniões de adaptações desse Modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Sottili Garcia, UEMS

Curso de Turismo

Fellipe de Lima Cuengas

Bacharel em Turismo, Licenciado em Letras e Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Referências

BARRETTO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do Turismo. 10ª edição. Campinas: Ed. Papirus, 2001.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo: Parecer nº 0288/2003. Conselho Nacional de Educação – Ministério da Educação: Brasília, novembro de 2003.

____________________________________. Consulta avançada entre os Cursos de Turismo em atividade e extinção. Disponível em http://emec.mec.gov.br/> (Acesso em 28/09/2015).

DENCKER, Ada F.M. Métodos e técnicas de pesquisa em Turismo. 2ª edição. São Paulo: Ed. Futura, 1998.

DE SORDI, José Osvaldo S.. Elaboração de pesquisa científica: Seleção, leitura e redação. 1ª edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2013.

DE FARIAS, Mayara F; SONAGLIO, K.E. Perspectivas Multi, pluri, inter e transdisciplinar no Turismo. Revista Iberoamericana de Turismo. RITUR. Penedo, vol.3, n.1, p.71-85, 2013.

IGNARRA, Luis Renato. Fundamentos do Turismo. 2ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

GONDIM, Sonia Maria G; FISCHER, T. O Discurso, a análise de discurso e a metodologia do discurso do sujeito coletivo na gestão intercultural. Cadernos Gestão Social. Salvador, v.2, n.1, p. 09-26, set-dez. 2009.

MATO GROSSO DO SUL. DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução CEPE-UEMS nº 1062. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, 7 de dezembro de 2010.

LEITÃO, Marcia; WYSE Nely. Educação para o trabalho em turismo: conceitos e cuidados. Revista Técnica do Senac, v.37, nº1: Rio de Janeiro, jan/abr., p 73-80, 2011.

LOHMANN, Guilherme; PANOSSO NETTO, Alexandre Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. 2ª ed. São Paulo: Ed. Aleph, 2012.

SCHROEDER, Tatiana. Panaroma de Formação Profissional e a Matriz Curricular dos Cursos de Turismo no município do Rio de Janeiro. Monografia de Pós Graduação em Docência do Ensino Superior. Rio de Janeiro: UCAM, 2009.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. SED MS. Relatório de Avaliação do Curso de Turismo: Ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas – Unidade Universitária de Campo Grande. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: Campo Grande, 2014.

PANOSSO NETTO, Alexandre; TRIGO, Luiz G.G. Cenários do Turismo Brasileiro. 1ª Ed. São Paulo: Ed. Aleph, 2009.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. UEMS. Projeto Pedagógico do Curso de Turismo – Ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas. UEMS: Campo Grande, Outubro de 2010.

_______________________. Relatório da Comissão Própria de Avaliação. UEMS: Dourados-MS, 2012.

_______________________. Projeto Pedagógico do Curso de Turismo – Ênfase em Empreendorismo e Políticas Públicas. UEMS: Campo Grande, 2014.

______________________. Relatório Final das Autoavaliações do Curso de Turismo com Ênfase em Empreendorismo e Políticas Públicas. UEMS: Campo Grande, 2014.

______________________. Relatório Final das Autoavaliações do Curso de Turismo com Ênfase em Empreendorismo e Políticas Públicas. UEMS: Campo Grande, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. UFMS. Disponível em: preg.sites.ufms.br/cursos-de-graduacao/coordenadores/projeto-pedagogico-de-curso/ (Acesso em 11 de novembro de 2015).

PORTAL INEP. Disponível em: www.portal.inep.gov.br/educação-superior/indicadores/CPC (Acesso em 26 de março de 2015).

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Garcia, D. S., & Cuengas, F. de L. (2018). Análise da matriz curricular do Curso de Turismo (2010) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Campo Grande. ENTRE-LUGAR, 9(18), 223–250. https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8828

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)