Análise da matriz curricular do Curso de Turismo (2010) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Campo Grande

Autores/as

  • Daniela Sottili Garcia UEMS
  • Fellipe de Lima Cuengas

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8828

Palabras clave:

Turismo. Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Projeto Pedagógico. Matriz Curricular.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo principal analisar a Matriz Curricular do Curso de Turismo com ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade Universitária de Campo Grande. Dentro das ações específicas estão, identificar pontos fortes e fracos desse Modelo através de levantamento bibliográfico com respaldo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2006) e no Projeto Pedagógico do Curso referido (2010), entrevistas semiestruturadas com os membros do Comitê Docente Estruturante e egressos da primeira turma concluinte e relatórios finais de autoavaliações do Curso, permitindo visualizar a coerência das disciplinas presentes para com o campo de atuação desse acadêmico. Após as discussões teóricas e entrevistas, por meio do método de Análise de Discurso Social Coletivo de Gondim e Fischer (2009), diagnostica-se que a Matriz Curricular atende às normativas do Ministério da Educação com integralidade, porém o Comitê responsável por essa função deve estar atento às tendências da atividade turística, desde o âmbito local ao mundial, valorizando as temáticas do Curso, assim formando constantes debates e reuniões de adaptações desse Modelo.

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Biografía del autor/a

Daniela Sottili Garcia, UEMS

Curso de Turismo

Fellipe de Lima Cuengas

Bacharel em Turismo, Licenciado em Letras e Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

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Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Garcia, D. S., & Cuengas, F. de L. (2018). Análise da matriz curricular do Curso de Turismo (2010) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Campo Grande. ENTRE-LUGAR, 9(18), 223–250. https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8828

Número

Sección

Artículos