Estudo dos ventos na área central da cidade de Juiz de Fora (MG): um ensaio da espacialização de seus fluxos

Autores

  • Daiane Evangelista de Oliveira
  • Débora Couto de Assis
  • Franciele de Oliveira Pimentel
  • Cássia de Castro Martins Ferreira UFJF
  • Yan Carlos Gomes Vianna INMET/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v8i16.8087

Palavras-chave:

Vento. Movimentação do ar. Fatores climáticos urbanos. Clima urbano.

Resumo

Ventos são complexos, mutáveis e muito imprevisíveis, podendo trazer inúmeros benefícios ou transtornos à sociedade. No entanto, ainda são poucos os estudos na climatologia brasileira que tem essa variável como elemento central da pesquisa. É partindo deste contexto, e da constatação de que há num clima urbano distintos gradientes barométricos produzidos a partir dos materiais que constituem as cidades (naturais ou antrópicos), que o presente ensaio metodológico traz como objetivo estudar os sentidos/direções possíveis dos ventos em uma área no centro da cidade de Juiz de Fora – MG, considerando os possíveis fatores que viriam a influenciar no fluxo do ar (relevo e altura dos edifícios) e a formação ou não de corredores de ventos. O estudo se deu utilizando de coleta em campo e em laboratório, através do software ArcGIS 10, e chegou-se a conclusões de que a direção dos ventos é variável principalmente conforme a localização do ponto e hora do dia, apresentando constância na velocidade dos mesmos, prevalecendo as de até 3Km na região baixa da cidade (próximo aos 700m) e até 6 Km no ponto da UFJF, que se localiza a uma altitude de 940 metros de altitude; e inconstância no sentido, não havendo direções predominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRY, Roger, G.; CHORLEY, Richard. J. Atmosfera, tempo e clima. Porto Alegre, RS: Bookmam, 9ª edição, 2013.

BRITTO, Monique Cristine de. A dinâmica da violência: análise geográfica dos homicídios ocorridos em Juiz de Fora entre os anos de 1980 a 2012. Juiz de Fora, MG: PPGEO/UFJF. 2013, 210p. (Dissertação – Mestrado em Geografia).

ELY, Deise Fabiana. Teoria e Método da Climatologia Geográfica Brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas. Presidente Prudente, SP: UEP/FCT-UNESP. 2006. 208 p. (Tese - Doutorado em Geografia).

IBGE, Censo Demográfico, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/>. Acesso em: 12 dez. 2016.

MASCARO, Lucia Raffo. Energia na edificação: estratégia para minimizar seu consumo. São Paulo, SP: Projeto, 1991.

MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo, SP: Oficina de Texto, 2007.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueigueiredo; MENDONÇA, Francisco. Clima Urbano. São Paulo, SP: Contexto, 2009.

NUNES JUNIOR, Eder Rodrigues. Metodologia de projeto de turbinas eólicas de pequeno porte. Rio de Janeiro: UFRJ. 2008, 188p. (Dissertação – mestrado).

ROCHA, Geraldo Cesar. Riscos Ambientais: Análise e Mapeamento em Minas Gerais. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2005.

SANT’ANNA NETO, João Lima. História da climatologia no Brasil: gênese e paradigmas do clima como fenômeno geográfico. São Paulo, SP: FCT-UNESP. 2001. 169 f. (Tese - Livre Docência).

SANTIAGO, Barbara da Silva. Paisagem e fragmentação florestal no município de Juiz de Fora, MG. Rio de Janeiro: UFF. 2008. 114p. (Dissertação - Mestrado).

TASCA, Luciane. As contradições e complementaridades nas leis urbanas de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: UFRJ. 2010, 249p. (Tese - Doutorado)

TORRES, Felipe Tamiozzo Pereira. Relações entre fatores climáticos e ocorrências de incêndios florestais na cidade de Juiz de Fora (MG). Revista Caminhos de Geografia, Uberlândia. 2006.

VIANELLO, Rubens Leite; ALVES, Adil Rainier. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa, MG: UFV, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Oliveira, D. E. de, Assis, D. C. de, Pimentel, F. de O., Ferreira, C. de C. M., & Vianna, Y. C. G. (2017). Estudo dos ventos na área central da cidade de Juiz de Fora (MG): um ensaio da espacialização de seus fluxos. ENTRE-LUGAR, 8(16), 86–111. https://doi.org/10.30612/el.v8i16.8087

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)