Subsídios para análise dos padrões de citação científica nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA)

Autores

  • Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA) Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA)

Resumo

Este documento foi elaborado por um Grupo de Trabalho do Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA) a partir das propostas de mudanças no Qualis Periódicos comunicadas pela DAV/CAPES às áreas de avaliação no mês de outubro de 2020. O GT reafirma a importância de avaliações de qualidade dos periódicos escolhidos pelos pesquisadores brasileiros para disseminar suas pesquisas, e valoriza os métodos que identificam o acesso e a repercussão científica do conhecimento produzido. Reafirma, igualmente, a necessidade de que sejam consideradas as especificidades entre as áreas de conhecimento e as formas nas quais se estruturam para divulgar sua produção.  Cabe também reiterar o impacto perverso do uso de indicadores que respondem à lógica das maiores bases de indexação, dominadas pela dinâmica das empresas internacionais do mercado editorial, e que resulta em critérios de inclusão seletiva, negativos à disseminação ampla da pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA), Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA)

Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA).

Downloads

Publicado

2020-12-05

Como Citar

Letras e Artes (CHSSALLA), F. de C. H. C. S. A. e. (2020). Subsídios para análise dos padrões de citação científica nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras e Artes (CHSSALLA). ENTRE-LUGAR, 11(22), 358–366. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/13099

Edição

Seção

Análise de Conjuntura