Programa Sócio Torcedor e a segregação social dos espaços nos estádios de futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v11i22.12610

Palavras-chave:

Programa Sócio Torcedor. Futebol. Espaço. Segregação. Estádios.

Resumo

Este ensaio teve como objetivo refletir sobre como o Programa Sócio Torcedor, instrumento de obtenção de receitas utilizado por muitos clubes de futebol, tem potencial para segregar socialmente os espaços dos estádios de futebol ao estabelecer preferências para alguns torcedores em detrimento dos demais. No Brasil, essa segregação pode ser ainda mais impactante do que em outros contextos em virtude da forte desigualdade socioeconômica existente no país. Percebeu-se que o processo de modernização do futebol implicou em diversas mudanças nesse meio, desde alterações estruturais nos estádios à mercantilização e elitização desse esporte, que passou a ser acessado principalmente por pessoas com maior renda, alterando os sentidos e as formas de se torcer. A literatura acerca desse tema visualiza o Programa Sócio Torcedor como um relevante instrumento de marketing esportivo, mas também é possível perceber movimentos de resistência por parte de torcedores no Brasil e no mundo. Este ensaio chama a atenção de gestores atuantes no futebol para que considerem a elitização do esporte gerada pela utilização desse instrumento, tendo em vista que o futebol é um dos elementos mais marcantes da cultura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Abreu de Carvalho Junior, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutorando em Administração - Universidade Federal de Viçosa - UFV

Administrador do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Lusvanio Carlos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Administração - Universidade Federal de Viçosa - UFV

Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal de Viçosa - UFV

Referências

AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Câmara aprova permissão para clube de futebol se transformar em empresa. AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS, 28 nov. 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/619112-camara-aprova-permissao-para-clube-de-futebol-se-transformar-em-empresa/. Acesso em: 03 mai. 2020.

AJADI, T. et al. Deloitte Football Money League 2020. Manchester: 2020.

ALLAN, G.; ROY, G. Does television crowd out spectators?: New evidence from the Scottish Premier League. Journal of Sports Economics, v. 9, n. 6, p. 592–605, 2008.

ALVITO, M. «A parte que te cabe neste latifúndio»: O futebol brasileiro e a globalização. Análise Social, v. 41, n. 179, p. 451–474, 2006.

BODET, G.; KENYON, J. A.; FERRAND, A. Appetite for or resistance to consumption relationships? A trans-European perspective on the marketisation of football fan relationships. Journal of Consumer Culture, v. 18, n. 2, p. 317–335, 2018.

CAPELO, R. Mais lucrativa da história, Copa do Mundo de 2014 gera R$ 18 bilhões para a Fifa. Globoesporte.com, 20 mar. 2015. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/dinheiro-em-jogo/post/mais-lucrativa-da-historia-copa-do-mundo-de-2014-gera-r-18-bilhoes-para-fifa.html. Acesso em: 02 mai. 2020.

CASTELLARI, A. Â. O tradicional e o moderno no futebol brasileiro: do moderno e de elite a uma moderna elitização. [s.l.] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

CHOLUJ, K.; GERARD, S.; MAY, A. The interdependence between a football club and its ultra-fandom in relation to “Modern” football: a case study of Legia Warsaw. Managing Sport and Leisure, v. 25, n. 1–2, p. 64–78, 2020.

CIOMAGA, B.; KENT, C. Rethinking the consequences of commercializing sport. Sport, Ethics and Philosophy, v. 9, n. 1, p. 18–31, 2015.

COSGROVE, D. Modernity, community and the landscape idea. Journal of Material Culture, v. 11, n. 1–2, p. 49–66, 2006.

DAMO, A. S. Dom, amor e dinheiro no futebol de espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, 2008.

DAMO, L. F. R. O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo. Universidade de Évora - Portugal, 2019.

ESPARTEL, L. B.; MÜLLER NETO, H. F.; POMPIANI, A. E. M. “Amar é ser fiel a quem nos trai”: a relação do torcedor com seu time de futebol. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 48, p. 59–80, 2009.

FAGUNDES, A. F. A. et al. Um estudo sobre a satisfação do consumidor esportivo que frequenta estádios de futebol em Belo Horizonte. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, n. 1, p. 121–135, 2013.

FERREIRA, E. A. M.; SILVA, L. P. Turismo futebolístico: perfil e motivações do torcedor viajante que frequenta o “novo” Mineirão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, p. 268–275, 2017.

FLEURY, F. A. et al. O impacto do estádio no consumo do torcedor: como a frequência no estádio impulsiona a demanda por produtos dos clubes. Future Studies Research Journal, v. 6, n. 2, p. 126–156, 2014.

GASPARETTO, T. M. O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 4, p. 825–845, 2013.

GAVA, R. O local e o global no contexto do desenvolvimento. Administração Pública e Gestão Social, v. 2, n. 3, p. 57–75, 2010.

GERKE, M. ‘Supporters, not consumers.’ Grassroots supporters’ culture and sports entertainment in the US. Sport in Society, v. 21, n. 6, p. 932–945, 2018.

GIULIANOTTI, R. Supporters, followers, fans, and flaneurs: a taxonomy of spectator identities in Football. Journal of Sport and Social Issues, v. 26, n. 1, p. 25–46, 2002.

GIULIANOTTI, R. Football events, memories and globalization. Soccer and Society, v. 20, n. 7–8, p. 903–911, 2019.

GIULIANOTTI, R.; NUMERATO, D. Global sport and consumer culture: an introduction. Journal of Consumer Culture, v. 18, n. 2, p. 229–240, 2018.

GIULIANOTTI, R.; ROBERTSON, R. The globalization of football: a study in the glocalization of the “serious life”. The British Journal of Sociology, v. 55, n. 4, p. 545–568, 2004.

GONÇALVES, J. C. S.; CARVALHO, C. A. A mercantilização do futebol brasileiro: instrumentos, avanços e resistências. Cadernos EBAPE.BR, v. 4, n. 2, p. 1–27, 2006.

HOLLANDA, B. B.; MEDEIROS, J. Do ‘Colosso do ‘Derby’ a ‘Arena do Maracanã’: a cidade, o estádio e as percepções dos torcedores de futebol sobre a Copa do Mundo 2014. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 16, n. 2, p. 328–353, 2014.

KENNEDY, P.; KENNEDY, D. Football supporters and the commercialisation of football: comparative responses across Europe. Soccer and Society, v. 13, n. 3, p. 327–340, 2012.

LLOPIS-GOIG, R. From “socios” to “hyper-consumers”: an empirical examination of the impact of commodification on spanish football fans. Soccer and Society, v. 13, n. 3, p. 392–408, 2012.

LOBATO, P. L.; DIAS, T. R.; TEIXEIRA, M. M. Futebol: a importância das ferramentas de gestão para o sucesso do negócio. Motricidade, v. 8, n. Supl. 2, p. 240–248, 2012.

LOPES, F. T. P.; HOLLANDA, B. B. B. “Ódio eterno ao futebol moderno”: poder, dominação e resistência nas arquibancadas dos estádios da cidade de São Paulo. Tempo, v. 24, n. 2, p. 206–232, 2018.

MEDEIROS, J.; GUEDON, P. Fidelização econômico-torcedora e laços de vinculação com o clube: uma análise dos programas sócio-torcedor cariocas. FuLiA / UFMG, v. 4, n. 2, p. 25–42, 2019.

MONTEIRO, P. R. R.; DIAS, P. S. D.; CARVALHO, L. C. Amor à marca no marketing esportivo: proposição de um modelo relacional dos vínculos emocionais e afetivos nos programas sócio torcedor. Revista Brasileira de Marketing, v. 18, n. 2, p. 55–79, 2019.

MOTA, C. Ingressos esgotados para a torcida do Flamengo na final da Copa do Brasil. Globoesporte.com, 21 nov. 2013. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/11/ingressos-esgotados-para-torcida-do-flamengo-na-final-da-copa-do-brasil.html. Acesso em: 19 nov. 2019.

NUMERATO, D. Who says “No to Modern Football?” Italian supporters, reflexivity, and neo-liberalism. Journal of Sport and Social Issues, v. 39, n. 2, p. 120–138, 2015.

O DIA. Bilheteria da final supera R$ 9 milhões e quebra recorde do Flamengo em 2013. IG Esportes, 28 nov. 2013. Disponível em: https://esporte.ig.com.br/futebol/2013-11-28/bilheteria-da-final-supera-r-9-milhoes-e-quebra-recorde-do-flamengo-em-2013.html. Acesso em: 19 nov. 2019.

OLSON, E. M. et al. Strategy, structure, and culture within the English Premier League: an examination of large clubs. Sport, Business and Management: An International Journal, v. 6, n. 1, p. 55–75, 2016.

PEREIRA, L. F. et al. Torcedor-consumidor: fatores que afetam a adoção do Programa Sócio-Torcedor. Revista de Administração FACES Journal, v. 16, n. 3, p. 47–66, 2017.

PUTRA, L. R. D. “Your Neighbors Walk Alone (YNWA)”: urban regeneration and the predicament of being local fans in the commercialized english football league. Journal of Sport and Social Issues, v. 43, n. 1, p. 44–68, 2019.

RODRIGUES, M. S.; SILVA, R. F. C. Clientes ou torcedores: a empresarização do futebol no Brasil. Revista Alcance - UNIVALI, v. 13, n. 2, p. 167–184, 2006.

RODRIGUES, R. B.; SOUSA, C. V.; FAGUNDES, A. F. A. Aspectos emocionais e experienciais influenciadores da ida do torcedor aos estádios de futebol de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 1, p. 31–48, 2018.

SANTANA, T. J. S. O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor. [s.l.] Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2016.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. 6. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.

SCHREYER, D. Football spectator no-show behaviour in the German Bundesliga. Applied Economics, v. 51, n. 45, p. 4882–4901, 2019.

SCHREYER, D.; SCHMIDT, S. L.; TORGLER, B. Game outcome uncertainty and television audience demand: new evidence from german football. German Economic Review, v. 19, n. 2, p. 140–161, 2018.

SILVA, E. C.; LAS CASAS, A. L. Princípios de orientação ao mercado em clubes de futebol: marca, receitas e torcedores. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 52, p. 155–168, 2018.

SLACK, T. The social and commercial impact of sport, the role of sport management. European Sport Management Quarterly, v. 14, n. 5, p. 454–463, 2014.

TAVARES, A. B. C. O.; TELLES, S. C. C.; VOTRE, S. J. Estádio do Maracanã: um estudo comparativo entre as representações sociais dos torcedores sobre o antigo e o novo lugar do futebol. Movimento, v. 24, n. 2, p. 353–366, 2018.

WALSH, A. J.; GIULIANOTTI, R. This sporting mammon: a normative critique of the commodification of sport. Journal of the Philosophy of Sport, v. 28, n. 1, p. 53–77, 2001.

WILLIAMS, J.; PEACH, J. ‘We are all Foxes Now’: sport, multiculturalism and business in the era of Disneyization. Sport in Society, v. 21, n. 3, p. 415–433, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-05

Como Citar

Carvalho Junior, J. R. A. de, Teixeira, L. C., & Xavier, W. S. (2020). Programa Sócio Torcedor e a segregação social dos espaços nos estádios de futebol. ENTRE-LUGAR, 11(22), 197–229. https://doi.org/10.30612/el.v11i22.12610

Edição

Seção

Artigos