A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO

Autores

  • Márcio Rogério Silveira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v11i21.12048

Palavras-chave:

Fluidez. Competitividade. Território. Logística. Sistemas de Transportes.

Resumo

A competitividade territorial é o uso de princípios concorrenciais e de competitividade intercapitalista na planificação e na gestão dos territórios. A competitividade é uma concepção que rapidamente se incorporou às lógicas de planejamento e gestão dos territórios. Logo, passou a fazer parte do mainstream efeitos de encadeamentos, de especializações, de aperfeiçoamentos, de economias de escala, de externalidades positivas, de inovações e outros como elementos prioritários para a dinamização competitiva e econômica dos territórios. Nossa proposta é demonstrar que a disputa entre os territórios conta com a atuação do Estado, em suas diversas escalas, por meio de políticas públicas, especialmente para atender às demandas corporativas. Uma lógica que essencialmente prioriza uma maior circulação do capital e, por isso, precisa contar com os sistemas de transportes, armazenamento e logística. Na mesma direção, a logística realizada pelas empresas otimiza os sistemas de engenharia, a fim de minimizar novas construções e custos de produção. Paulatinamente, a busca pela fluidez torna-se a essência da competitividade territorial. No Brasil, os planejadores e gestores públicos incorporaram, para uma maior fluidez e competitividade, o reordenamento dos espaços embasados nos ideais “neoterritorialistas” e neolocalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Rogério Silveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Geografia pela Unesp – Presidente Prudente. Professor no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI), Bolsista de Produtividade em Pesquisa II do CNPq.

Referências

ALVES, A. J. F. S. Competitividade territorial. In: IV CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA – MUNDOS SOCIAIS: SABERES E PRÁTICAS, Lisboa. Anais... Lisboa, n. 509, 2009, p. 1-23.

BRANDÃO, C. Mudanças produtivas e econômicas e reconfiguração territorial no Brasil no início do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 258-279, maio-ago. 2019.

BRASIL Ministério da Economia. Visão integrada das dívidas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/historias/visao-integrada-das-dividas-dauniao-dos-estados-do-distrito-federal-e-dos-municipios#anavigation. Acesso em: 16 jan. 2020.

BRASIL. Receita Federal. Relatórios dos resultados da arrecadação. 2018. Disponível em: http://receita.economia.gov.br/dados/receitadata/arrecadacao/relatorios-do-resultadoda-arrecadacao/arrecadacao-2018/2018-relatorios-do-resultado-da-arrecadacao-anosanteriores-capa?. Acesso em: 22 nov. 2019.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias da dialética. São Paulo: AlfaOmega, 2004.

CICIOTTI, E. Desenvolvimento e competitividade territorial. In: Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Sebrae. Universidade Cooperativa Sebrae/Universidade Católica do Sacro Cuore Piacenza, Milão, s.d.

MELO, A. M. Crise federativa, guerra fiscal e “hobbesianismo municipal”: efeitos perversos da descentralização? Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 10, n. 3, 1996, p. 11-20.

RANGEL, I. (1960). Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. 1 e 2.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana. São Paulo: EDUSP, 2008.

VAINER, C. B. Planejamento territorial e projeto nacional: os desafios da fragmentação. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 9. n. 1, p. 09-23, maio 2007.

WOOD, E. M. O império do capital. Rio de Janeiro: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Silveira, M. R. (2020). A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO. ENTRE-LUGAR, 11(21), 45–74. https://doi.org/10.30612/el.v11i21.12048

Edição

Seção

Artigos