Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado

Autores

  • Tiago Satim Karas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Gabriela Pereira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Janaína Sotolani Suares Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Joicimary Britez Feitosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v11i22.11898

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Ensino de Geografia. Estágio Curricular Supervisionado. Experiências. Práticas.

Resumo

A prática de ensino nos cursos de formação de professores constitui no principal alicerce do saber docente dos futuros profissionais da educação. Assim, no curso de Licenciatura em Geografia, o Estágio Curricular Supervisionado é componente obrigatório. Entretanto, em razão de inúmeras dificuldades, nem sempre se consegue atingir seus objetivos propostos. O Programa de Residência Pedagógica surgiu a partir da necessidade de suprir determinadas dificuldades presentes nesse processo de formação como o distanciamento entre teoria e prática durante a realização dos estágios. Este estudo constitui-se em uma reflexão sobre as práticas de ensino, bem como, o estágio na formação de professores, buscou-se analisar as experiências e práticas realizadas no âmbito deste programa no curso de Licenciatura em Geografia da UEMS, Unidade de Jardim∕MS, realizadas nos anos de 2018 e 2019. Adotando como procedimento a observação participante a partir de três bolsistas integrantes do programa, as considerações sugerem a necessidade de que tais programas sejam mantidos e aperfeiçoados no âmbito dos cursos de formação de professores.

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Biografia do Autor

Tiago Satim Karas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do Curso de Graduação em Geografia, Licenciatura Plena, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na Unidade de Jardim/MS. Doutor em Geografia pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tese defendida com o tema dos arranjos espaciais da política de crédito agropecuária no Brasil. Mestre em Geografia pela mesma universidade com dissertação defendida com o tema das dinâmicas de poder do crédito cooperativo da CRESOL. Graduação em Geografia e pós-graduação a nível de especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, campus de Paranavaí. Pós-graduação a nível de especialização em Gestão Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação - ESAP da Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE. Membro do Conselho Científico da Revista GEOFRONTER. Coordenador do Projeto de Pesquisa "Arranjos Territoriais do Capital Monopolista e Financeiro em Mato Grosso do Sul". Coordenador do LEFE - Laboratório de Estudos da Financeirização do Espaço, certificado pelo CNPQ e coordenador do Subprojeto Residência Pedagógica do Curso de Geografia, Unidade de Jardim. Possui pesquisa na área de geografia política, geografia econômica, Estado e políticas públicas, espaço e finanças, geografia agrária, crédito/financiamento agrícola, relações de poder, cooperativismo agrícola, território, além de experiência em evolução do pensamento geográfico, teoria e métodos da geografia, ensino de geografia e formação de professores.

Gabriela Pereira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Jardim. Docente da rede privada de Ensino Básico

Janaína Sotolani Suares, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Jardim.

Joicimary Britez Feitosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Jardim.

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Publicado

2020-12-05

Como Citar

Karas, T. S., Silva, G. P. da, Suares, J. S., & Feitosa, J. B. (2020). Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado. ENTRE-LUGAR, 11(22), 288–316. https://doi.org/10.30612/el.v11i22.11898

Edição

Seção

Artigos