Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil, 2023

tempos e espaços-sujeitos e memórias-balanços e desafios do PPGG-UFT em Porto Nacional, TO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17494

Palabras clave:

Geografia, ensino, pesquisa e extensão, sujeitos, memória

Resumen

O presente artigo exibe a geo-história do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Porto Nacional, em uma sequência cronológica, pois, em seus doze anos de existência, a continuidade ainda se faz presente. São apresentados e analisados os principais desafios postos desde sua implantação, em 2011, com os ajustes na proposta do programa e com os resultados ao longo desses anos. Portanto, essa análise está fundamentada em documentos, incluindo os relatórios de dados e as fichas de avaliações do programa na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como na memória de duas docentes: uma docente presente desde a formação e a outra docente com ingresso posterior, mas com experiência na coordenação do programa.

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Biografía del autor/a

Kelly Bessa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins nos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), campus de Porto Nacional, e participação no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (Mestrado e Doutorado), campus de Palmas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional e Planejamento Urbano-Regional.

Marciléia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Tocantins -UNITINS (1996), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais -Universidade Federal de Goiás IESA/UFG. É professora Associada na Universidade Federal do Tocantins no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) campus de Porto Nacional. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFT nos anos de 2015 a 2018. Atualmente é Docente orientadora na Residência Pedagógica no curso de Geografia, campus Porto Nacional. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, educação ambiental, formação de professores, meio ambiente e representações, território e comunidades tradicionais.

 

Citas

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Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Bessa, K., & Bispo, M. O. (2023). Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil, 2023: tempos e espaços-sujeitos e memórias-balanços e desafios do PPGG-UFT em Porto Nacional, TO. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17494

Número

Sección

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023