AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2018.1425.0005

Palavras-chave:

Temáticas físico-naturais, Discurso, Geografia Escolar Moderna, Era Vargas, Currículo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender, no contexto histórico brasileiro da Era Vargas (1930-1945), o papel político das temáticas físico-naturais enquanto saberes e práticas constituintes das articulações discursivas que operacionalizam, no pós 1930, os pressupostos da orientação moderna da Geografia Escolar. Metodologicamente, será operacionalizada uma análise dos discursos dos principais grupos políticos e sujeitos disciplinares que orbitam em torno de práticas discursivas ligadas às temáticas físico-naturais, com vistas à tentativa de fixar sentidos de conhecimento escolar na Geografia, especialmente no âmbito da discussão curricular pós 1930. O referido procedimento metodológico terá como suporte os pressupostos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Em termos do corpus discursivo alvo deste trabalho, buscou-se recolher e analisar materiais da Geografia Escolar alinhados à orientação moderna para, então, apresentar as relações políticas de equivalência que são fundamentais à discussão curricular da disciplina no período histórico em questão (1930-1945).

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Biografia do Autor

THIAGO MANHÃES CABRAL, Doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bolsista FAPESP de Doutorado.

Doutorando em Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Bolsista FAPESP de doutorado. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia, com ênfase na História da Geografia Escolar.

É Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ).

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

CABRAL, T. M. (2019). AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945). Revista Da ANPEGE, 14(25), 123–157. https://doi.org/10.5418/RA2018.1425.0005

Edição

Seção

Artigos