O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS PESQUISAS NOS PROGRAMAS NACIONAIS DE STRICTO SENSU (2008 – 2012)

Autores

  • Ricardo Lopes Fonseca Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Rosana Figueiredo Salvi Profª. Drª. do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Geociências
  • Eloiza Cristiane Torres Profª. Drª. do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Geociências.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0006

Resumo

Neste artigo será apresentado o Estado da Arte das pesquisas em Ensino de Geografia a partir da análise das Dissertações de mestrado defendidas no Brasil, entre os anos de 2008 e 2012, veri­ficadas no banco de teses da CAPES. O objetivo é evidenciar os temas pesquisados sobre o Ensino de Geografia, bem como apresentar as instituições de ensino superior que incentivam este tipo de pesquisa no Brasil. As tabelas, gráficos e mapas estão inseridos para proporcionar ao leitor uma noção sobre os temas das pesquisas produzidas e sua espacialização no território nacional. Encontrou-se 257 Dissertações defendidas que tratam sobre o Ensino de Geografia, nos mais diversos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Destacam-se os seguintes temas: sobre a escola, políticas públicas, modalidade de educação, sobre o professor de Geografia, conteúdos geográ­ficos e recursos didáticos. Sobressaem os assuntos relacionados aos recursos didáticos, aos conteúdos de Geografia e à formação docente. No tocante à distribuição geográfica, a produção das pesquisas em Ensino de Geografia concentra-se na região sudeste e sul. Por ­ m, por ser uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte possui caráter crítico e reflexivo, por isso, auxilia no desenvolvimento de novas demandas de pesquisa, conceitos e paradigmas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Fonseca, R. L., Salvi, R. F., & Torres, E. C. (2017). O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS PESQUISAS NOS PROGRAMAS NACIONAIS DE STRICTO SENSU (2008 – 2012). Revista Da ANPEGE, 10(13), 141–163. https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0006

Edição

Seção

Artigos