PLANEJAMENTO, GESTÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO: RESULTADOS DE UM GRUPO DE TRABALHO DO XI ENANPEGE

Autores

  • Adriana Maria Bernardes Silva Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do CNPq (II). Instituto de Geociências. Universidade Estadual de Campinas. Rua João Pandiá Calógeras, 51. Distrito de Barão Geraldo – 13083-870 – Campinas-SP – Brasil .
  • Paola Verri Santana Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Geografia. Av. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000. Campus Universitário, Bloco Arthur Reis. Coroado 1.69077-000 – Manaus, AM – Brasil.
  • César Simoni Santos Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), realizando parte de seu trabalho de pesquisa vinculado à Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Docente no Departamento de Geografia da USP. Departamento de Geografia – Avenida Prof. Lineu Prestes, 338. Cidade Universitária. 05508-000 – Caixa Postal: 72042 – São Paulo-SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0001

Resumo

O Grupo de Trabalho sobre “Planejamento, Gestão e Produção do Espaço” reuniu 32 apresentações em três dias durante a realização do XI ENANPEGE. Daqui, foi possível extrair elementos para compreensão dos sentidos mais gerais dos processos de produção do espaço que se dão no território brasileiro. As exposições apontam, entre outras coisas, para a forte presença do empreendedorismo e do uso corporativo do território em suas relações com os poderes públicos; para o problema da habitação que envolve, frequentemente, a morfologia espacial; para os problemas da mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras; para as relações emergentes entre novas centralidades e a periferia dos espaços urbanos; e, finalmente, para o problema da segregação socioespacial. Observa-se uma tendência de produção dos espaços urbanos que reforça a importância dos arranjos espaciais no processo de acumulação, ao mesmo tempo em que promove, no plano social, mecanismos altamente excludentes e segregadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Silva, A. M. B., Santana, P. V., & Santos, C. S. (2017). PLANEJAMENTO, GESTÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO: RESULTADOS DE UM GRUPO DE TRABALHO DO XI ENANPEGE. Revista Da ANPEGE, 12(18), 7–24. https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0001

Edição

Seção

Artigos