Memória institucional e abrangência regional do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoceres)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17492

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Geografia, Semiárido

Resumo

O Geoceres é um programa de pós-graduação em Geografia criado pela UFRN no campus de Caicó no ano de 2018 e começou seu funcionamento em 2019 com a oferta da primeira turma. Neste artigo, conta-se a memória institucional do curso desde o histórico das articulações institucionais, passando por sua criação e consolidação. O texto apresenta a área de concentração, as linhas de pesquisa, os docentes de cada linha e suas áreas preferenciais de atuação. São apresentadas a proveniência dos discentes, bem como a área geográfica de atuação das pesquisas já realizadas e em andamento no Geoceres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Caicó)

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DGC/UFRN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (CEOCERES/UFRN). Professor permanente dos programas de pós-graduação em Geografia (GEOCERES e GEOPROF) e em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR). Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (PARIS 1). Coordenador do Grupo de Pesquisa Territórios do Semiárido (SEMIAR - registrado no CNPq). Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Agrária, Geografia do Semiárido e Ensino de Geografia, com ênfase nos seguintes temas: questão agrária; territorialização do capital e conflitos territoriais; expansão e impactos do agronegócio; agroecologia e agricultura camponesa; convivência com o semiárido; políticas públicas e tecnologias sociais; lutas e resistências no campo; educação contextualizada e educação do campo. 

José Yure Gomes dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Caicó)

Possui Bacharelado (2009) e Licenciatura (2010) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado (2011) em Engenharia Urbana e Ambiental (área de concentração em Saneamento Ambiental), também pela UFPB, e Doutorado (2015) em Engenharia Civil (área de concentração em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto C-4 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Chefe do Departamento de Geografia do CERES/UFRN (DGC), Professor permanente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do CERES/UFRN (GEOCERES) e colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Revisor de periódicos nacionais e internacionais das áreas de Geografia e Recursos Hídricos e Editor adjunto da Revista de Geociências do Nordeste (REGNE). Atua nas áreas de Geotecnologias, Recursos Hídricos, Geografia Física e Modelagem Hidrossedimentológica.

 

 

Marco Túlio Mendonça Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Caicó)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Geografia pela mesma universidade. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, editor chefe da Revista de Geociências do Nordeste e pesquisador dos Grupo de Pesquisa: Geoprocessamento e Geografia Física - LAGGEF/UFRN (líder); Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC, CNPq/UECE; GEOPLAN - Geoecologia e Planejamento Territorial - CNPq/UFS; MADES - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÃ?VEL - CNPq/IFPI; e GENAT - Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais, CNPq/UFRN. Foi premiado Pesquisador Destaque da UFRN - Edição 2020 na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Membro do Comitê interno do PIBIC/CNPq/UFRN e do Comitê Externo do PIBIC/CNPq/UFPI. Parecerista Externo do Sistema de Bolsas da UECE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Costeira, Paisagem Integrada e Patrimônio Geomorfológico.

Referências

GEOCERES. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://posgraduacao.ufrn.br/geoceres. Acesso em: 25 maio 2023.

PAQPG, Plano de Ação Quadrienal do Programa de Pós-Graduação. Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó: UFRN, 2023.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos avaliados e reconhecidos. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior . Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/. Acesso em: 25 maio 2023.

SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/. Acesso em: 25 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Cavalcante, L. V., José Yure Gomes dos Santos, & Diniz, M. T. M. (2023). Memória institucional e abrangência regional do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoceres). Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17492

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023