O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490

Palavras-chave:

PPGEO/CPAQ, Pantanal, Impacto social, Aquidauana

Resumo

Este trabalho apresenta, a partir de uma análise documental, a história, os resultados e as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS (PPGEO/CPAQ), localizado na região imediata de Aquidauana Anastácio/MS, cujas atividades iniciaram-se em 2014. Com localização geográfica estratégica, imbricada no ecótono Cerrado-Pantanal, o que proporciona desafios e possibilidade para pesquisas geográficas. Nesse contexto, a criação do PPGEO/CPAQ, com área de concentração em Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal, abrigando duas linhas de pesquisa, é importante para o Estado, uma vez que ampliou as perspectivas acadêmicas locais e regionais. A coleta dos dados concentrou-se em dois sistemas específicos, sendo o Sistema de Gestão da Pós-graduação, a Plataforma Sucupira e um formulário Google Forms. Dentre os egressos do curso, 43,2% estão empregados na educação básica, justificando, assim, a importância da linha de pesquisa “Espaço, Ensino e Representação”, que é um diferencial entre os cursos ofertados no Estado.  Reconhece-se a importância de um programa de pós-graduação stricto sensu no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, mostrando que a descentralização das pós-graduações em Geografia no Brasil foi fundamental para diminuir as assimetrias regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente (2015), com a realização do Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra (2013), patrocinado pela CAPES. Atualmente é Professor Adjunto III do curso de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMS/CPAQ, exercendo atualmente a função de coordenador do curso de Mestrado. É avaliador de cursos e institucional devidamente cadastrado pelo INEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano, Espaços Residenciais Populares Fechados, Insegurança Urbana, Controle Social, Prática de Ensino em Geografia e Estágio Supervisionado.

Lucy Ribeiro Ayach, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado; Especialização e Mestrado em Geografia/UFMS e Doutorado em Geografia pela UNESP/IGCE de Rio Claro-SP. É Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana-MS, atua nos cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana-MS. Coordenou o Programa de Mestrado em Geografia UFMS/CPAQ (2020/2021). Participa dos grupos de pesquisa: GPLAN - Planejamento e Gestão Ambiental e GESPEGeo Estudos de Saúde, População e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Estudos da Paisagem e Percepção Ambiental/UFMS/CPAQ. Tem experiência na área de saneamento básico e ambiental; paisagem e percepção ambiental; gestão de recursos hídricos; turismo e meio ambiente.

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, prática de ensino e estágio supervisionado.

Referências

AMARAL, Raíza Dias. Impactos socioeconômicos do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana: as dissertações defendidas e a Percepção dos Egressos como fontes de análise. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Campus de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2023. 176p. Disponível em: https://tinyurl.com/4nnb6zxz. Acesso em: 23 maio 2023.

AYACH, Lucy Ribeiro; BATISTA, Ricardo Lopes; FARIAS, Fernando Rodrigo. Os desafios da formação de Geografia na UFMS: aula de campo como perspectiva interdisciplinar. Ciência Geográfica, Bauru – v. XXIV, n. 1, 2020, p. 128-143. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_1/agb_xxiv_1_web/agb_xxiv_1-10.pdf. Acesso em: 2 jun. 2023.

BRASIL. LEI Nº 6.674, DE 5 DE JULHO DE 1979. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em obediência ao disposto no art. 39 da Lei Complementar n. 31, de 11 de outubro de 1977. Disponível em: https://tinyurl.com/4bcjrcst . Acesso em: 23 maio 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 38/2002 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002. 72 p.

CAMPUS DE AQUIDAUANA (CPAQ). Histórico do Campus de Aquidauana (CPAQ). Disponível em: https://tinyurl.com/3vwwkkbm. Acesso em: 23 maio 2023.

CARLOS, A. F. A. Questões para a construção de uma política de pós-graduação em geografia. Revista da ANPEGE, v. 1, n. 1, 2003, p. 71–83. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6626/3625. Acesso em: 27 maio 2023.

IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/#/home. Acesso em: 24 maio 2023.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PERH-MS. PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Consolidação da etapa de diagnóstico do plano estadual de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, 2008. 208 p.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA – PPGGeo/CPAQ. Linhas de Pesquisa. Disponível em: https://tinyurl.com/5xfa836z. Acesso em: 23 maio 2023.

SIVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia (2005). A pós-graduação em Geografia no Brasil: uma contribuição à política de avaliação. Revista da Anpege, v. 2, n. 2, jan. 2005. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6609/pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

SUETERGARAY, Dirce Maria Antunes. Rumos e rumores da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Revista da ANPEGE, v. 3, n. 3, 2007, p. 11-19. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6603/3603. Acesso em: 1o jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Batista, R. L., Ayach, L. R., & Santos, E. T. dos. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)