O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490

Palabras clave:

PPGEO/CPAQ, Pantanal, Impacto social, Aquidauana

Resumen

Este trabalho apresenta, a partir de uma análise documental, a história, os resultados e as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS (PPGEO/CPAQ), localizado na região imediata de Aquidauana Anastácio/MS, cujas atividades iniciaram-se em 2014. Com localização geográfica estratégica, imbricada no ecótono Cerrado-Pantanal, o que proporciona desafios e possibilidade para pesquisas geográficas. Nesse contexto, a criação do PPGEO/CPAQ, com área de concentração em Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal, abrigando duas linhas de pesquisa, é importante para o Estado, uma vez que ampliou as perspectivas acadêmicas locais e regionais. A coleta dos dados concentrou-se em dois sistemas específicos, sendo o Sistema de Gestão da Pós-graduação, a Plataforma Sucupira e um formulário Google Forms. Dentre os egressos do curso, 43,2% estão empregados na educação básica, justificando, assim, a importância da linha de pesquisa “Espaço, Ensino e Representação”, que é um diferencial entre os cursos ofertados no Estado.  Reconhece-se a importância de um programa de pós-graduação stricto sensu no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, mostrando que a descentralização das pós-graduações em Geografia no Brasil foi fundamental para diminuir as assimetrias regionais.

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Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente (2015), com a realização do Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra (2013), patrocinado pela CAPES. Atualmente é Professor Adjunto III do curso de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMS/CPAQ, exercendo atualmente a função de coordenador do curso de Mestrado. É avaliador de cursos e institucional devidamente cadastrado pelo INEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano, Espaços Residenciais Populares Fechados, Insegurança Urbana, Controle Social, Prática de Ensino em Geografia e Estágio Supervisionado.

Lucy Ribeiro Ayach, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado; Especialização e Mestrado em Geografia/UFMS e Doutorado em Geografia pela UNESP/IGCE de Rio Claro-SP. É Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana-MS, atua nos cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana-MS. Coordenou o Programa de Mestrado em Geografia UFMS/CPAQ (2020/2021). Participa dos grupos de pesquisa: GPLAN - Planejamento e Gestão Ambiental e GESPEGeo Estudos de Saúde, População e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Estudos da Paisagem e Percepção Ambiental/UFMS/CPAQ. Tem experiência na área de saneamento básico e ambiental; paisagem e percepção ambiental; gestão de recursos hídricos; turismo e meio ambiente.

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, prática de ensino e estágio supervisionado.

Citas

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Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Batista, R. L., Ayach, L. R., & Santos, E. T. dos. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490

Número

Sección

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023