“A periferia fala sobre si” – a construção de uma pós-graduação na periferia e anotações sobre a trajetória recente do PPGGEO-UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17487

Palavras-chave:

Pesquisa, Formação, Espaço de Periferia, PPGGEO –UFRRJ

Resumo

O presente artigo visa apresentar a trajetória do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O curso de mestrado é implantado em 2015, como um desdobramento claro das políticas de expansão do ensino superior (Reuni); sua execução e constituição está ancorada nas demandas locais/regionais da periferia metropolitana do Rio de Janeiro, conhecida popularmente como Baixada Fluminense. Compreendemos que a existência dos cursos de pós-graduação e o desdobramento com a constituição (aprovação) do curso de doutorado em 2023 é parte da percepção dos programas de pós-graduação como espaço de lutas e reinvindicações sociais , uma vez que os projetos de pesquisas, as dissertações e as publicações de docentes e discentes atravessam a perspectiva de pensar a pesquisa e a formação nos espaços de periferia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Fiori, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor adjunto do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural do Rio de Janeiro desde 2014. Em 2018 passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da mesma instituição. Bacharel, mestre e doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Entre os anos de 2011 e 2012 trabalhou como editor de geografia e cartografia para a Editora Oxford University Press / Brasil. Durante anos fez parte da Academia de Viagens e Turismo (AVT) como assessor acadêmico, que em conjunto com o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP, realiza cursos e desenvolve materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental, médio e profissionalizante. Entre os anos de 2006 e 2009 fez parte do projeto Caminhos do Futuro, uma parceria entre o Ministério do Turismo, Instituto de Academias Profissionalizantes (IAP), AVT e Núcleo de Turismo da Universidade de São Paulo. Neste projeto, o pesquisador realizou inúmeras palestras, oficinas, mapas e materiais didáticos relacionados aos temas Cartografia, Educação e Turismo em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2007 desenvolveu uma coleção de mapas turísticos para a São Paulo Turismo (SPTuris) que está disponível ao público até hoje (ver site: http://www.sp-turismo.com/sao-paulo/mapas-turisticos.htm); além disso, possui dois sites pessoais onde podem ser vistos alguns de seus trabalhos (http://srfiori.wix.com/sergiofiori; http://sergiofiori.carbonmade.com/). Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cartografia temática; mapas de orientação para o lazer e turismo; o uso dos pictogramas e a sinalização turística; a ilustração como recurso científico e didático; cartografia e ensino; produção de materiais gráficos e cartográficos.

Guilherme Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998-2002), mestrado (2002-2004) e doutorado (2005-2008) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado (2011-2012) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez um ano de doutorado-sanduíche junto à Université Paris IV-Sorbonne (2007-2008) sob a orientação de Paul Claval e, nesse período, frequentou seminários na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) e na Escola Normal Superior (ENS), além do grupo de pesquisas EHGO liderado por Marie-Claire Robic. Quanto às experiências docente e administrativa, lecionou no curso de Geografia da UERJ-FFP (2003-2004); montou o curso, coordenou e lecionou na Fundação Educacional da Região dos Lagos (2005-2007/1); lecionou na Universidade Veiga de Almeida nos cursos de Serviço Social, Turismo e, sobretudo, História (2002-2007 e 2008/2). Após a conclusão do doutorado, foi Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes) (2009 -2011/2) e é Professor do Departamento de Geografia da UFRRJ desde 2011/2, onde coordenou o processo e o lançamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) entre 2014 e 2017. Em termos editoriais e de redes de pesquisa, coordenador do Laboratório Política, Epistemologia e História da Geografia (LAPEHGE) desde 2012; co-fundador e co-líder do Núcleo de Pesquisas Espaço e Economia (NUPEE) desde 2009 e da Espaço & Economia. Revista Brasileira de Geografia Econômica desde 2012/2; co-fundador e co-editor da Revista Continentes desde 2012/2; membro da Rede Brasilis. Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Agraciado com o Prêmio Capes de Tese (edição 2009) na área de Geografia por Espaço, Tempo e Epistemologia no Século XX: a Geografia na Obra de Fernand Braudel, cuja versão em livro intitulada Fernand Braudel, geohistória e longa duração: críticas e virtudes de um projeto historiográfico foi publicada pela editora Annablume em 2017. Um dos organizadores do livro Vidal, Vidais. Textos de Geografia Humana, Regional e Política (Editora Bertrand Brasil 2012), do dossiê internacional Políticas e geopolíticas de tradução, circulação multilingue do conhecimento e histórias transnacionais da geografia (Revista Terra Brasilis 2021) e do livro Geografias periféricas: contribuições do PPGGEO (Editora Letra 1, 2023). Trabalha com tradução de geógrafos clássicos e contemporâneos desde 2006. Leciona a disciplina obrigatória Epistemologia da Geografia no Mestrado da UFRRJ anualmente desde 2015.

André Santos da Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009); Especialista em Políticas Territoriais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2007); Tem Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias (2005). Realizou estágio pósdoutoral na área de Políticas públicas e Formação Humana pela UERJ(2021-2022). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia e graduação em Relações Internacionais. Atua como Editor da Revista Continentes da UFRRJ e da Revista Pilares da História da Câmara Municipal de Duque de Caxias, e como revisor/parecerista em diversos periódicos nacionais. Tem experiências em Geografia Humana (abordagens econômicas e políticas) e desenvolve pesquisas sobre território, periferias urbanas, desenvolvimento, redes técnicas e políticas públicas, a partir de dois recortes: [1] estudos sobre a periferia urbana do Rio de Janeiro [Baixada Fluminense], políticas econômicas e as dinâmicas urbano-regionais; e [2] Geografia e Cooperação Internacional com ênfase nas estratégias brasileiras para América Latina e África. Participa da Rede de Grupos de pesquisa sobre a Baixada Fluminense; da Rede Latino-americana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (RELAEE) e da Rede Latino-americana Território Possíveis. Na área do ensino atua com dinamizador de práticas educativas e elaborador de materiais didáticos junto a licenciatura e programas de formação como o PIBID. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Políticas de Saneamento Básico no Baixada Fluminense que conta com apoio financeiro da AGEVAP (Comitê Guandu). Na administração atuou como coordenador do curso de graduação em geografia entre 2016 e 2018, e foi Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2021-2023). É membro assessor do comitê PIBIC da UFRRJ desde 2016, e atuou como coordenador da área de Ciências Humanas desde comitê entre 2017 e 2019. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia [biênio 2023-2025].

Cristiane Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Pós Doutorado em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professora Associada III, atuando no Curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia. Participou da implantação do Curso de Geografia, do Instituto Multidisciplinar, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Ex-diretora da Associação de Geógrafos Brasileiros, Seção Rio de Janeiro. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, análise ambiental,climatologia, educação, educação ambiental, uso do solo e metodologia de ensino. Participa de dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG). Líder do grupo de pesquisa GEIA ? Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino. Pesquisador do Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão LAMEPE/IM/UFRRJ.

Clézio Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Geociências, doutor em Ciências - Ensino e História de Ciências da Terra (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado em Geografia pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Professor Associado II de Geografia do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFRRJ orientando na Linha 2: Território, Ambiente e Ensino de Geografia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ orientando na Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas e do Dinter IFGoiano. Coordenador do Sub Projeto PIBID Pedagogia IM/UFRRJ (2020-2022; 2022-2024). Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância da UNIRIO/CEDERJ. Pesquisador e vice coordenador do Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão LAMEPE/IM/UFRRJ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino (GEIA/UFRRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cartografia Escolar (UNESP/Ourinhos). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e ensino de geografia, cartografia escolar, formação de professores, educação ambiental e estudos socioambientais.

 

Referências

ARENDT. Hanna. O que é política? 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

ALVES, J. C. Dos barões ao extermínio: uma história de violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias: APPH CLIO, 2003.

BARRETO, A. S. Cartografia política: as faces e fases da política na Baixada Fluminense. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, P. G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 85-105, mar. 2013.

PIKETTY, T. Uma breve história da igualdade. São Paulo: Intriseca, 2022.

PAULA, C. H. de; ALMEIDA, F. M. de. O programa Reuni e o desempenho das Ifes brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(109), 1054-1075, 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801869

RIBEIRO, G.; SANTOS, C.; SILVA, M.R. Criação e desenvolvimento do PPGGEO/UFRRJ: fragmentos de registros (2014-2022). RIBEIRO, G. et al. (org.). Geografias periféricas. Contribuições do PPGGEO-UFRRJ. Curitiba: Letra 1, 2023, p.13-26.

RIBEIRO, G. et al. (org.). Geografias periféricas. Contribuições do PPGGEO-UFRRJ. Curitiba: Letra 1, 2023.

ROCHA, A. S. Os efeitos da reestruturação econômica metropolitana na Baixada Fluminense: apontamentos sobre o “novo” mercado imobiliário da região. Espaço e Economia, ano 3, n. 6, jan./jun. 2015. Disponível em: http://espacoeconomia.revues.org/1677. Acesso em: 10 dez. 2015.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2004.

SIMÕES, M. R. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense. Mesquita: Entorno, 2007.

SOUZA, J. A elite do Atraso. Rio de Janeiro: Leya, 2007.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: EDUFMG, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Fiori, S. R., Ribeiro, G., Rocha, A. S. da, Cardoso, C., & Santos, C. (2023). “A periferia fala sobre si” – a construção de uma pós-graduação na periferia e anotações sobre a trajetória recente do PPGGEO-UFRRJ. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17487

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023