UFC, novas centralidades da Pós-Graduação em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17483

Palavras-chave:

internacionalização, regionalização, conhecimento

Resumo

A trajetória do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará é brevemente sistematizada neste texto. Evidenciam-se a produção de conhecimento, a formação de pessoas e a interação com a sociedade em contexto periférico. Através de questões propostas pela Associação Nacional de Pesquisa em Geografia, o artigo demonstra os esforços coletivos na construção de uma Geografia que explica o regional e o nacional, mas não esquece de estabelecer diálogos horizontais com parceiros do Norte e do Sul global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eustógio Wanderley Correia Dantas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Geografia e Planejamento - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Atuou como Professor Visitante na Université de Paris IV - Sorbonne (Institut de Géographie) (2008) e na Université d'Angers (UFR ESTHUA, Tourisme et Culture) (2018). Exerce trabalhos de orientação na Pós-Graduação em Geografia, na qual foi coordenador de 2004 a 2008, e no Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Indicado Coordenador de Área da Geografia na CAPES para o quadriênio 2014-2017. Eleito sócio efetivo do Instituto do Ceará (Geográfico, Histórico e Antropológico) em 2013. Atuação como editor de periódicos (MERCATOR, 2004/atual e da Revista da ANPEGE, 2003/2005 e 2010/14) e de Coleção de Livros (da SPRINGER - "The Latin Studies Book Series" e "SpringerBrief in Latin American Studies", 2016/atual e da UFC - Coleção Estudos Geográficos, 2009/atual). Compõe a Comissão Editorial dos Cadernos das Metrópoles (IPPUR-UFRJ, 2011-atual) e participa do Conselho Científico de periódicos na área da geografia e afins: Revista Franco-brasileira CONFINS, Revista GOT (Portugal), GEOUSP, Ateliê Geográfico, Vivência (2002-2011), Revista Eletrônica Caminhos da Geografia, Geotextos, etc. Atua na área de Geografia e Estudos multidisciplinares, com ênfase na temática urbana: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.

Adryane Gorayeb, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada III e Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (Labocart) do Departamento de Geografia da UFC. Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado nas temáticas de mapeamento participativo, cartografia social e impactos socioambientias da energia eólica. Em 2016, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pela Texas A&M University/EUA sobre Energias Renováveis com bolsa do CNPq e, atualmente, lidera o Observatório da Energia Eólica.

Christian Dennys Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha (Espanha - 2011); e, em Turismo Cultural, pela Universidade de São Paulo (Brasil - 2005). Doutor (1999) e Mestre (1993) em Geografia Humana (FFLCH-USP). Geógrafo (CREA-CE 42106) e Licenciado pela mesma Faculdade. É Professor Titular no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, onde atua, desde 2005, em Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado (PPGGEO). Pesquisador em Geografia Cultural, das Matrizes Religiosas e da Comunicação, trabalha com Imaginário Geográfico, Representações do Patrimônio, Turismo Religioso e Festividades Sacro-Profanas. Integra a Rede/Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-americanas (OPPALA), a Rede de Pesquisa em turismo Religioso do Nordeste e a Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG). No Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) da UFC, desenvolve e orienta projetos em Geografia Cultural e Educativa, a partir de estudos de Religiosidade, Turismo e Questão Patrimonial. É editor-chefe da Revista GEOSABERES e Coordenador do Grupo de Pesquisa COLIGAR (Colóquios Interculturais de Geoeducação, Arte-Patrimônio e Religiosidade em Turismo). Entre os projetos aprovados no CNPq, destaca-se atualmente o Projeto "ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL ATLÂNTICO: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afro-Latino nos Polos de Religiosidade Turística", 2023/2025 (Bolsa Produtividade Nivel2). Tem diversos artigos, capítulos e livros publicados, entre os quais se destacam: Basílica de Aparecida: (2001; 2021); Geografia da Cultura Carnavalesca (2007), Sentidos da Geografia Escolar (2010); Caminhos da Festa ao Patrimônio Geoeducacional (2012) e Religious Tourism an Heritage in Brazil (2017), Crônicas 2: Terra Carnavalesca (2023).

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Le Mans Université - França. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros A Urbanização vai à Praia e Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil. Editor da Revista Mercator. Pesquisador Produtividade do CNPq e do Observatório das Metrópoles. Integrante do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR). Foi co-tutor do Programa de Educação Tutorial. Parecerista e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana. Escreve sobre metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo e vilegiatura marítima.

Jader Oliveira Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, onde é Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia e professor do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geografia pela UECE e Graduado pela UFC. Foi professor visitante sênior na Universidade na Cabo Verde - UNICV através do Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP, onde foi atuou como prof colaborador do Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da UNICV. Integrante da Household Water Insecurity (HWISE) Research Coordination Network (RCN), desenvolvendo pesquisas sobre insegurança hídrica domiciliar e acesso à água. Integra o núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles promovendo pesquisas relacionadas à fragilidade ambiental urbana e aos riscos socioambientais. Representante titular da UFC no Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA). Têm experiência em análise da fragilidade ambiental, planejamento ambiental e ordenamento territorial com o uso de tecnologias da geoinformação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental integrada, fragilidade ambiental urbana, riscos socioambientais, zoneamento ecológico-econômico, geoprocessamento na análise ambiental.

 

Referências

BRASIL. Capes. Relatório Quadienal (2017-2020) do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC. PlataForma Sucupira, 2023.

DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. A volta aos periódicos. Revista da ANPEGE, v. 7, p. 119-134, 2011.

SILVA, J. B. French-Brazilian Geography the Influence of French Geography in Brazil. 1. ed. Berlin: Springer Verlag, 2016. v. 1, 232 p.

SILVA, J. B. Geógrafa forjada a partir das vivências e experiências no sertão. Mercator (FORTALEZA. ONLINE), v. 22, p. 1-10, 2023.

SILVA, J. B.; C. A pós-graduação em Geografia no Brasil: uma contribuição à política de avaliação. Revista da ANPEGE, Fortaleza, v. 2, p. 21-38, 2005.

SUERTEGARAY, D. M. A. A expansão da pós-graduação em Geografia e a Anpege. Revista da ANPEGE, Fortaleza, v. 1, p. 17-34, 2003.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Dantas, E. W. C., Gorayeb, A., Oliveira, C. D., Pereira, A. Q., & Santos, J. O. (2023). UFC, novas centralidades da Pós-Graduação em Geografia. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17483

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)