Pesquisa e formação docente fundamentada na crítica geográfica da sociedade no PGGEO-FFP/UERJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17482

Palavras-chave:

Geografia, Pós-Graduação, Leste Metropolitano, São Gonçalo, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar a trajetória de 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, organicamente vinculada à história do Departamento de Geografia. A metodologia – e os momentos – do texto combina, por um lado, com a exposição da história e a estrutura do curso de pós-graduação e, por outro, com o relatório dos objetos e temas das dissertações e dos seus impactos sociais e espaciais. Ao final estão elencados os desafios futuros, incluindo o da criação do curso de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Félix Marques Kede, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (DGEO-FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de geografia física, autuando, principalmente nos seguintes temas: monitoramento dos fenômenos climatológicos, transformações da paisagem associadas às áreas contaminadas por metais e Geografia da Saúde. Coordenadora do grupo Natureza e Dinâmicas da Paisagem.

Manoel Martins de Santana Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Manoel Martins de Santana Filho é Geógrafo/Educador, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (Geografia Humana? 2010). Tem experiência na educação básica e é Professor Associado da UERJ, atuante nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Formação de Professores, onde foi coordenador de graduação, diretor (2012-2016) e Coordenador do Mestrado Acadêmico em Geografia (03/2019-05/2021). Destacam-se em sua produção os temas: ensino de geografia, educação geográfica, geografia e literatura, ensino-aprendizagem, metodologia de ensino e pesquisa, Geografia e Prática docente.

Marcos Antônio Campos Couto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP-UERJ campus São Gonçalo. Desde 2012 compõe o Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geografia (Mestrado) da UERJ-FFP, dedicando-se a Linha de Pesquisa "Ensino de Geografia e Produção Social do Espaço". Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção Niterói (2021-2023). Em 2014 realizou Estágio de Pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de propor uma didática da geografia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, livros didáticos, construção de conceitos científicos, pedagogia histórico-crítica, marxismo e produção social do espaço e formação de professores.

Otávio Miguez da Rocha Leão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, recuperação de áreas degradadas, revegetação, hidrologia e hidrologia de encostas.

Eduardo Karol, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado (aposentado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, na linha de pesquisa, Geografia e Relações de Poder. Doutor e Mestre em Ciências (área de concentração Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000 e 2014). Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990).

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Gonçalo – Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/sao-goncalo.html. Acesso em: abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Kede, M. L. F. M., Santana Filho, M. M. de, Couto, M. A. C., Rocha Leão, O. M. da, & Karol, E. (2023). Pesquisa e formação docente fundamentada na crítica geográfica da sociedade no PGGEO-FFP/UERJ. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17482

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023