Inovação e desenvolvimento do território

23 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17481

Palavras-chave:

Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN, Gestão do Território, Rio Grande do Norte

Resumo

Iniciando no ano de 2000, o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) completa 23 anos de uma história marcada por desafios e conquistas. São 27 professores, 23 permanentes e 4 colaboradores, com 288 mestres formados, 66% atuando no RN e 4,5% no Ceará, principalmente. Quanto aos doutores, são 53 defesas, sendo que 62,3% estão atuando no RN, 11,3% na Paraíba, 5,7% no Ceará, Amazonas um, Bahia um, Distrito Federal um, Pernambuco um, Pará um e Rio de Janeiro um, com um atuando em Moçambique. No campo das pesquisas, podem ser mencionadas diversas iniciativas com financiamento externo que passaram a ganhar destaque em âmbito nacional. Por fim, observa-se que o PPGe tem contribuído para formação de recursos humanos, geração e aplicação do conhecimento geográfico, destacando-se a cada quadriênio, como um importante centro de pesquisa, extensão e formação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Freitas Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Gestão Ambiental Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pernambuco (2015), integrante do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE; auditor interno de Gestão Ambiental (ISO 14.001:2004) pela Bureau Veritas, (2011). Tem experiência na área de Geografia Física e Gestão Ambiental, com ênfase em Geomorfologia do Quaternário, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, climatologia, mudanças ambientais no Semiárido do Nordeste do Brasil. Ultimamente tem dedicado atenção a discussão da aplicação da escala de tempo no estudo geomorfológico, geomorfologia costeira - retração de falésias, emprego de técnicas de datação absoluta e modelagem hidrológica.

Celso Donizete Locatel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Geografia pela UNIJALES (1991), graduação em Pedagogia pela UNIJALES (1993), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, com estágio de doutorado na Universidade de Barcelona (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Integra o corpo docente do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Coordenou o Programa da Pós-Graduação em Geografia da UFRN entre 2011 e 2015. Coordenador de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Pro-Reitoria de Extensão da UFRN. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente com os temas: análise de políticas públicas, circuito espacial de produção, monopolização e uso do território. Tem experiência na Extensão Universitária, atuando com temas como: economia solidária, tecnologias sociais e desenvolvimento comunitário.

Referências

SACK, R. Humanterritoriality. Cambrige: Cambrige University Press, 1986.

ROSENDAHL, Z. (2005). Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião. Trabalho apresentado no X Encontro de Geógrafos da América Latina, São Paulo, SP. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiacultural/38.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

SOJA, E. W. The political Organization of Space. Washington, D.C: AAG Comission on College Geography. 1971.

SOUSA, Adria de Lima; ZENI, Luis Augusto; SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Territorialidades e contexto urbano nos estudos sobre a relação pessoa-ambiente: revisão integrativa de literatura. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/61053/38506. Acesso em: 25 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Amorim, R. de F., & Locatel, C. D. (2023). Inovação e desenvolvimento do território: 23 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17481

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023