Pesquisa, Ensino e Extensão no PPGEO-UERJ (Maracanã)

20 anos de contribuição para a ciência geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17478

Palavras-chave:

indissociabilidade, função social da universidade, pós-gradução em Geografia no Brasil, geografia fluminense

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma diretriz da universidade pública brasileira, tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação, e garantida na Constituição. No entanto, apesar da institucionalidade desse pilar, é preciso reconhecer que tanto do ponto de vista histórico, como pelas ações atuais, grandes são os desafios de implementação. Esse texto apresenta uma discussão sobre essas questões no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que comemorou em 2023 duas décadas de existência, momento este que foi marcado por reflexões sobre a história do programa, a contribuição das ações de ensino, pesquisa e extensão para a produção do conhecimento geográfico no Brasil e os desafios dos novos tempos.

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Biografia do Autor

Regina Tunes, GEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atualmente atua como Coordenadora do programa. Mestre e Doutora pelo Programa de Geografia Humana da FFLCH/USP, atuando especialmente na pesquisa voltada para a Geografia Econômica e Geografia Regional. Pesquisadora do grupo de pesquisa Metamorfoses Urbanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais do DG/USP, Pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles e Vice-Líder da Rede Latino-Americana Espaço e Economia (Relaee). Pesquisadora ProCientista (FAPERJ/UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE - FAPERJ). Editora-Chefe do periódico GeoUERJ (Qualis A1). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Econômica (NEPGE) do Departamento de Geografia Humana do IGEOG/UERJ.

Antonio Carlos Oscar Júnior, GEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Geografia pela UNICAMP (2018), Mestre e Bacharel em Geografia pela UFRJ (2014; 2012). Coordena o Laboratório de Estudos da Interação Sociedade-Atmosfera (LISA), cujo foco de pesquisas é: Variabilidade Climática Fluminense, Modelagem de Dados Geográficos aplicado ao Clima Urbano, Eventos extremos e Justiça Climática, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas e Produção do espaço, Clima e Saúde. Atualmente é Procientista (FAPERJ/UERJ), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Professor Adjunto do Departamento de Geografia Física da UERJ e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UERJ), editor associado da revista GEO UERJ (A1), conselheiro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima). membro da Associação Internacional de Clima Urbano (IAUC) e Representante da América Latina junto à Comissão Internacional de História da Meteorologia (ICHM) da União Internacional em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (2018-2021; 2022-2025). Desenvolve suas pesquisas em parceria com a Universidade de Moncton (Canadá) através de acordo de cooperação internacional firmado com a UERJ e financiamento da FAPERJ e Universidade de Rennes II (França) através do programa TerrEE, financiado pela Embaixada Francesa no Brasil.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Tunes, R., & Oscar Júnior, A. C. (2023). Pesquisa, Ensino e Extensão no PPGEO-UERJ (Maracanã): 20 anos de contribuição para a ciência geográfica. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17478

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023