Geografia, natureza e dinâmica do espaço

retratos da construção do Programa de Pós-Graduação pioneiro no Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17473

Palavras-chave:

Maranhão, Pós-Graduação em Geografia, Uema, PPGeo

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo), criado por aprovação da Capes em 2015, apresenta-se como o primeiro do Estado do Maranhão e é resultado do esforço de professores, discentes e técnicos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Este empenho permitiu alavancar a nota/conceito 4, a qual possibilitou, por sua vez, a apresentação de uma proposta de doutorado que foi aprovada em 7 de junho de 2023. Este percurso demonstra que o coletivo propositivo, focado no espaço pelo qual se responsabiliza, permitiu avançar nas diversas frentes das respostas que precisam ser dadas ao espaço, refletindo em reconhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Eduardo de Castro, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Geografia pela Unesp-PP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Maranhão, na qual ocupa a Coordenação de Pesquisa. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e manejo de Unidades de Conservação; Educação; Desenvolvimento e Meio Ambiente; Ambientes Cársticos.

Luiz Carlos Araujo dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão(1996), graduação em Geografia Bacharel pela Universidade Federal do Maranhão(1998), especialização em Economia Rural pela Universidade Estadual do Maranhão(1998), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2012). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão, Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, Revisor de periódico da Revista Tocantinense de Geografia, Membro de corpo editorial da EdUEMA, Membro de corpo editorial do InterEspaço - Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, Adjunto III da Pós Graduação em Geografia - UEMA, PPGEO, Brasil. e Adjunto III da Pós Graduação em Geografia - UEMA, PPGEO, Brasil.. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Bacia Hidrográfica, Análise Cartográfica, Ocupação urbana, Ambiente.

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul)

Possui graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É Professor Adjunto do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. É docente permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Bolsista Produtividade Sênior UEMASUL. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPGI/UEMASUL para o quadriênio 2022-2025. É revisor de revistas científicas e consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA. Como geógrafo atua na área de Geografia Econômica, Urbana e Regional.

Ana Rosa Marques, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), Especialização em Formação de Educadores Ambientais Unesp Botucatu-2000, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista / Bauru(2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente (2012). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis-MA , atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, planejamento ambiental, ordenamento terrritorial, unidades de conservação, terrritorialidade e impactos ambientais.

Cristiano Nunes Alves, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possuo graduação em Bacharelado (2005), Licenciatura (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2017 conclui o pós-doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Participei do aperfeiçoamento em Doutorado em Geografia (Estágio Doutoral - PDEE) pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2011-2012). Realizei o segundo pós-doutorado no Center For Place, Culture And Politics (CPCP) da City University of New York (CUNY), com bolsa da FAPEMA e sob supervisão da Profa. Dra. Ruth Wilson Gilmore (2022-2023). Sou Professor Adjunto Doutor do Departamento de Geografia do CECEN - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus de São Luís-MA, Brasil. Sou docente do curso de Graduação e Pós-Graduacao (orientador de Mestrado) em Geografia no PPGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEMA. Lidero o Grupo de Pesquisas do CNPq "Uso do Território, Economia Política da Cidade e Planejamento" e coordeno o Núcleo de Estudos em Território, Cultura e Planejamento (MARIELLE-UEMA). Tenho experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Planejamento Territorial, Epistemologia da Geografia e Estudos Culturais. Integro o Laboratório de Planejamento Territorial e Investigações Geográficas (GEOPLAN-Unicamp), e o LUTe - Laboratório de Investigações Geográficas sobre os Usos do Território, do DEPLAN-IGCE-Unesp de Rio Claro. Possuo fluência em francês, inglês e espanhol e leitura e compreensão fluentes em italiano.

José Arilson Xavier de Souza, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Professor Adjunto do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/São Luís-MA). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEMA. Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE). É coordenador do Núcleo de Estudos em Território e Planejamento (MARIELLE-UEMA) e do Grupo de Estudos sobre Espaço e Cultura (GEEC-CNPq-UEMA). Participante das seguintes redes de pesquisa: Rede de Pesquisa em Turismo Religioso no Nordeste (REPETUR); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC EM REDE-UERJ); Observatório de Paisagens Patrimoniais & Artes Latino Americanas (OPPALA). Áreas e temas de atuação: Geografia Cultural-Humanista; Geografia da Religião; Geografia do Turismo; Geografia e Arte; Caminhar em Espaços Públicos; Educação Geográfica; Ensino de Geografia. A poesia é ainda expressão de interesse.

José Fernando Rodrigues Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro \ Universidade de Wolverhampton - Inglaterra. Trabalhou como Professor Visitante no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisador do Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos - LAGESOLOS - UFRJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geomorfologia e Estações Experimentais. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Professor do Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - PPGEO/UEMA, Coordenador do Laboratório de Geociências, e Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Mapeamento - GEOMAP e da Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é bolsista de produtividade Sênior da FAPEMA.

José Sampaio de Mattos Junior, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1990), Mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão nível mestrado. Professor Adjunto classe IV do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Bolsista produtividade da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Dinâmicas Territoriais - GEDITE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais, agricultura familiar, segurança alimentar, processo produtivo, desenvolvimento territorial, inovações tecnológicas e espacialização da Covid 19 no território Maranhense.

Melina Fushimi, Universidade Estadual Paulista (Unesp-RC)

Professora Assistente do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Rio Claro. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão, Câmpus de São Luís. Foi Professora Adjunta dos cursos de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande (2021-2023) e do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Câmpus de São Luís (2018-2021). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Doutora (2016), Mestra (2012), Bacharela (2009) e Licenciada (2008) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Presidente Prudente. Pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Pedologia, Geomorfologia, Geoprocessamento e Ambiente.

 

Quésia Duarte da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente (início em 2008); mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2001); especialista em Gestão dos Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Maranhão (1999); licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1997); e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1995). Professora Adjunta IV do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Docente nos cursos de graduação em Geografia, Bacharelado e Licenciatura e no Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço na Uema. Os projetos desenvolvidos e publicações são nas áreas de Geografia, Geociências e Formação de Professores, com ênfase na análise de áreas de risco a inundações, alagamentos, enxurradas, mapeamento geomorfológico, morfologias costeiras e fluviais, análise taxonômica do relevo; análise morfométrica de bacias hidrográficas e formação de professores pelo Programa de Residência Pedagógica. Diretora do Curso de Geografia do Programa Ensinar - Programa de Formação de Professores da UEMA no período de 2017 a 2021 e coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEMA desde 2018.

Saulo Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Doutor em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Doutor em Geografia (Universidade Federal do Paraná). Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (Universidade Estácio de Sá). MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing (Universidade Católica de Brasília). Graduado em Turismo (Faculdade Atenas Maranhense). Professor Adjunto do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço na Universidade Estadual do Maranhão. Atuou como Coordenador do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Maranhão (2015-2020). Atuou como Professor da Faculdade Atenas Maranhense nos cursos de Turismo, Administração, Ciências Contábeis e Secretariado Executivo (2006-2008). Membro do Conselho Editorial de Revistas em Administração e Turismo. Já foi Bolsista Produtividade do CNPq. Consultor Ad Hoc da FAPEMA. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio. Atuou como Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (2018-2020). Foi Conselheiro no Conselho Curador na Fundação Sousândrade (2018-2020). Editor Chefe da Revista Turismo e Cidades (ISSN 2674-6972). Finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2019 (categoria Academia). Coordenador do Observatório de Turismo da Cidade de São Luís do Maranhão. Atuou como Vice Presidente do Turismo na Associação Comercial do Maranhão (2020 - 2022). Professor Convidado da Maestria en Gerencia Turística na Universidad de San Buenaventura (Cali-Colômbia). Atuou como coordenador local do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís pela Howart HTL (2020/2021).Atuou como Coordenador Assistente do Programa Rede Amazônia no Maranhão (UFPA e Ministério das Cidades). Atuou como Diretor de Extensão da Universidade Federal do Maranhão (setembro.2020 a janeiro.2021). Ganhou na categoria Gestão Pública Municipal no VII Prêmio Nacional da ABBTUR. Foi presidente da Instância de Governança do Polo São Luís (2021/2023). Atual Secretário Municipal de Turismo de São Luís (MA).

Silas Nogueira de Melo, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

 Licenciado (2009) e Bacharel (2011) em Geografia pela UNESP - Rio Claro, SP. Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro, SP. Doutorado (2017) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Superintendente de Relações Internacionais da UEMA. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da UEMA. Coordenador do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (LABSRGeo) da UEMA. Possui experiência nas áreas de Cartografia, Análise Espacial, Conflitos Socioambientais e Criminalidade. Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território (GEOGET) e Grupo de Estudos da Amazônia Oriental (GEOAMAZON), ambos certificados pelo CNPq.

Swanni Tatiana Alvarado Romero, Universidade Nacional da Colômbia

Professora da Universidade Nacional da Colômbia.

Yata Anderson Gonzaga Masullo, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2010), Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2013), Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB (2019). Atualmente é Assessor Especial da Secretaria de Estado de Articulação Política - SECAP, Pesquisador do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC, Professor Permanente do Programa de Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço e realiza pesquisa de pós-doutorado (PDJ/CNPQ) na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Pesquisador na área de Planejamento Urbano e Inteligência Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Territorial, Análise Espacial e Geoprocessamento.

Referências

BARBOSA, A. Garimpos ilegais destroem rios e a vegetação em Luís Domingues, no Maranhão. TV Mirante em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/05/02/entenda-o-que-sao-as-vocorocas-fenomeno-que-provoca-abismos-de-terra-e-ameaca-engolir-cidade-no-maranhao.ghtml. Acesso em: 1o jun. 2023.

IBGE. Relatório Técnico 1o Workshop sobre o Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 77 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101731.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

FCT. Universidade Estadual do Maranhão desenvolve convênio com a FCT/UNESP. Faculdade de Ciência e Tecnologia FCT/Unesp. Disponível em: https://www.fct.unesp.br/#!/noticia/19/convenio/. Acesso em 11 maio 2013.

FOLHARINI, S. de O.; MELO, S. N. de; RAMOS, R. G.; BROWN, J. C. Land use and green crime: Assessing the edge effect. LAND USE POLICY, v. 129, p. 106636, 2023.

FROES, R. Entenda o que são as voçorocas quer formam crateras e abismos de terra no Maranhão. TV Mirante. Disponivel em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/05/02/entenda-o-que-sao-as-vocorocas-fenomeno-que-provoca-abismos-de-terra-e-ameaca-engolir-cidade-no-maranhao.ghtml. Acesso em: 31 maio 2023.

FUSHIMI, M.; NUNES, J. O. R. Vulnerabilidade aos sulcos e ravinas em setores de gramínea de Presidente Prudente-SP como subsídio ao planejamento ambiental. GEOFRONTER, v. 8, p. 1-19, 2022.

GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. do C. O.; RANGEL, L. A.; BEZERRA, J. F. R.; LOUREIRO, H. A. S. ; GARRITANO, F. N. Erosão dos solos, diferentes abordagens e técnicas aplicadas em voçorocas e erosão em trilhas. William Morris Davis Revista de Geomorfologia, v. 1, p. 75-117, 2020.

MARTINS FILHO, T. R.; MELO, S. N. School performance and violence: Intra-urban evaluation of an Amazonian metropolis. Cities, v. 132, p. 104074, 2023.

MASULLO, Y. A. G.; CASTRO, C. E. de; SOARES, L. S.; PINHEIRO, E. A. L. Dinâmica da paisagem da bacia hidrográfica do rio Itapecuru-MA. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 12, p. 1054, 2019.

MEDEIROS, R. B. SANTOS, L. C. A.; BEZERRA, J. F. R.; SILVA, Q. D.; MELO, S. N. Environmental Vulnerability of the Buriticupu River Watershed, Maranhão State-Brazil: relief as a key element. Sociedade & Natureza, v. 35, 2023.

OLIVEIRA, A. B.; PAZ, D. A. de S.; SALLES, J. S. J. Territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra na Região tocantina do Maranhão, Brasil. Campo-Território, v. 18, p. 140-164, 2023.

PEREIRA CRUZ, G.; MARQUES, A. R. A transformação do espaço rural em novos empreendimentos imobiliários em Paço do Lumiar (MA). Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 24, p. 1-24, 2022.

PPGEO. Área de concentração-linhas de pesquisa. Disponível em: https://www.ppgeo.uema.br/?page_id=12. Acesso em: 12 mar. 2023.

SILVA, Q. D.; SIQUEIRA, B.; COSTA, C. M.; FRANÇA, D. V. B. Concentração da precipitação e a ocorrência de inundações no ano de 2014 no alto curso da bacia hidrográfica do rio Paciência – Ilha do Maranhão. Ciência Geográfica, v. XXIV, n. 3, p. 1151-1180, 2020.

SILVA, Q. D.; SOUZA, C. A.; LIMA, C. S.; LIMA, T. E. Uso e cobertura da terra médio curso da bacia do rio Itapecuru. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, 2022, p. 1-15.

SOUZA, C. A.; SILVA, Q. D. Médio curso da bacia hidrográfica do rio Itapecuru, Maranhão: características geológicas, geomorfológicas, pedológicas e densidade de drenagem. Ciência Geográfica, n. 26, v. 26, 2022, p. 51-71.

SOUZA, J. A. X. de. O espaço sagrado. Geofronter, v. 8, p. 1-14, 2022.

UEMA. II colóquio de geografias fora do eixo e decolonialidade. De 26 a 28 de abril de 2023. CECEN-GEOGRAFIA: UEMA, 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Editais n. 241/2016 e 68/2017 – GR/UEMA e Edital de Retificação n. 09/2017 – GR/UEMA – Resultados da prova didática. Disponível em: https://www.uema.br/wp-content/uploads/2017/07/resultado-prova-escrita-do-concurso-geografia.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Castro, C. E. de, Santos, L. C. A. dos, Oliveira, A. B., Marques, A. R., Alves, C. N., Souza, J. A. X. de, Bezerra, J. F. R., Mattos Junior, J. S. de, Fushimi, M., Silva, Q. D. da, Santos, S. R. dos, Melo, S. N. de, Romero, S. T. A., & Masullo, Y. A. G. (2023). Geografia, natureza e dinâmica do espaço: retratos da construção do Programa de Pós-Graduação pioneiro no Maranhão. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17473

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023