O Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG

um processo de construção assentado no trabalho coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17469

Palavras-chave:

Programa de pós-graduação em Geografia, Goiânia, Linhas de pesquisa, UFG

Resumo

O presente texto apresenta diálogo acerca da pós-graduação em Geografia no Brasil a partir do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG). No centro da análise, coloca-se a historicidade do programa; os temas e as abordagens mais recorrentes; as contribuições do programa à graduação e os impactos da produção intelectual, técnica e científica nas políticas públicas, organismos não governamentais e iniciativa privada, bem como nos projetos de extensão, inserção social e visibilidade. O PPGeo contribui com a construção do conhecimento nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, integrando graduação e pós-graduação; constitui-se em importante polo de produção do conhecimento científico, inserção regional e nacional; e é um programa de excelência da pós-graduação em Geografia no Brasil. O desenvolvimento do programa resulta do trabalho coletivo, no qual participam os diferentes sujeitos que o constituem, além das diversas instâncias responsáveis por seu acompanhamento e avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Cristina Luiz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: precipitação, clima, goiânia, pluviometria e análise variabilidade climática. É coordenadora do Laboratório de Análise da Interação da Atmosfera e da Paisagem (LAP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado Acadêmico) vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais entre o período de 2018 e 2021 e Vice-Coordenadora, entre 2016-2018.

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da UFG, atuando como pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia do IESA/UFG no período de 2016 a 2018, do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) entre 2011 e 2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2018. Atualmente coordena o NúcleoGEA e é membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO). Pesquisa na área de Ensino de Geografia, formação de professores e componentes físico-naturais.

 

Referências

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/goiania.html. Acesso em: 20 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Luiz, G. C., & Morais, E. M. B. de. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG: um processo de construção assentado no trabalho coletivo. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17469

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023