Avanços e perspectivas da pós-graduação no Brasil

o caso do Programa de Pós-Graduação em Geografia da universidade estadual Vale do Acaraú/Uva, Sobral, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17467

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Geografia, Mestrado acadêmico em Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Produção científica, Internacionalização

Resumo

Este texto apresenta os resultados do trabalho realizado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), denominado PROPGEO/UVA. No contexto das ações e metas constituídas ao longo de sua existência, priorizando as turmas de 2013-2020, período este a que se foram atribuídas duas avaliações da Capes. Contudo, informações de produções serão apresentadas nos anos de 2021 e 2022, pois refletem as últimas seleções de mestrados realizadas em 2019 e 2020. Na oportunidade, serão consolidados dados da equipe de professores e das ações voltadas ao fortalecimento das atividades acadêmico-científicas. Apresenta, ainda, informações dos egressos demostradas a partir de suas atividades desempenhas pós-término do curso e do processo de internacionalização em progresso que vem sendo implementado no programa desde o ano de 2018, a partir da participação de professores e estudantes em atividades e produção acadêmica de abrangência internacional. Como resultado do conjunto de ações e metas coletivas, observa-se que o PROPGEO/UVA vem se destacando do ponto de vista regional nas regiões Norte e Nordeste e já é possível observar a sua inserção no contexto nacional da pós-graduação em Geografia no Brasil, além de estar consolidando seu processo de internacionalização que ganha destaque com a produção acadêmica em parceria com instituições renomadas em outros países. Destacamos a inserção profissional dos egressos no mercado de trabalho. Esse resultado demostra a maturidade da produção acadêmica dos professores, a partir do fortalecimento do trabalho coletivo com resultados positivos para o corpo docente, corpo discente e para a sociedade.  

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Biografia do Autor

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia da UVA. Professora Adjunta nos cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutora em Geografia Humana pela Universidade Estadual do Ceará. Editora chefe da Revista Homem, Espaço e Tempo. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia LAPEGEO e o Grupo de Pesquisa Geografia, Ensino e Formação Docente GEFORD. Coordena o PIBID subprojeto de Geografia 2022-2024. É Membro da Câmara Técnica de Pesquisa de Iniciação Científica e da Câmara Técnica de Pesquisa da Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Parecerista e Membro de vários periódicos brasileiros. Autora de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia, formação inicial de professores de Geografia, Educação Geográfica, Estágio supervisionado, Cidade e ensino de Geografia, Geografia urbana e Geografia econômica (atividade industrial).

 

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA e profesor Permanete do Doutorado do PRODEMA - Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC. Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP -2006) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - 2001) é Líder da Rede de Pesquisa e Extensão do Semiárido/RPES-CNPq (Semiarid searchna extension network). Membro da Rede de Pesquisadores Norte e Nordeste de Geografia/RENNEGEO. Coordenador de projetos apoiados pelo PRODETAB, CNPq, CAPES, FUNCAP. Participa de convênios com as Universidades de Lisboa e Évora. Na pesquisa, atua principalmente no ambiente semiárido, enfatizando o mapeamento do relevo e os processos erosivos. Pesquisa sobre as tecnologias de convivência com o ambiente semiárido. No ensino, enfatiza as bases teóricas e metodológicas da Geografia Física. Nas atividades de extensão desenvolve ações nas escolas públicas, coordenada projetos de Feiras de Ciências e desenvolve projetos em comunidades. É membro da comissão editorial da Revista William Morris Davis - Revista deGeomorfologia e editor chefe da Série Geografia do Semiárido.

Referências

CAPES – Relatório Sucupira 2013-2016 – PROPGEOA/UVA.

CAPES – Relatório Sucupira 2017-2020 – PROPGEOA/UVA.

MEC. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762- balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2019.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Teles, G. A., & Sobrinho, J. F. (2023). Avanços e perspectivas da pós-graduação no Brasil: o caso do Programa de Pós-Graduação em Geografia da universidade estadual Vale do Acaraú/Uva, Sobral, Ceará. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17467

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023