O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

tendências, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17466

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Formação Acadêmica, Formação Técnica, Relevância Social

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL), com o objetivo de compartilhar as experiências do percurso de sua história e avaliar os seus principais impactos no âmbito da universidade e da comunidade local/regional, bem como suas perspectivas em escalas mais amplas. Como metodologia, a análise quanti-qualitativa se baseou em textos documentais escritos ao longo dos anos para o preenchimento da Plataforma Sucupira e em dados coletados na aplicação de formulários em egressos. Como resultados, avalia-se que, ao longo de sua história, o PPGEO tem contribuído com a formação de excelência e compromisso social de gerações de pesquisadores, produtores de uma multiplicidade de pesquisas científicas com relevância educacional e social. Conclui-se que o programa tem atingido metas importantes de formação profissional para o ensino superior, educação básica, entre outras formas de atuação nos campos próprios da Geografia, impactando a sociedade de diferentes formas e dimensões.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ideni Terezinha Antonello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Gestão 2019-2021, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Gestão 2021-2023/2023-2025, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Geografia – Gestão 2017-2019, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Adriana Casteghini de Freitas Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Gestão 2021-2023/2023-2025, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; VENDRAME, Pedro Rodolfo Siqueira. Interfaces Socioespaciais e Geoambientais/Interfaces Socioespaciales y Geoambientales (Coletânea bilíngue – português/espanhol). Londrina, 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mudanças na ficha de avaliação valorizam qualidade dos programas. Disponível em: www.capes.gov.br/pt/36-noticias/9370-mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas. Acesso em: 28 jun. 2019.

NOBRE, Lorena Neves; FREITAS, Rodrigo Randow de. A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, v. 3, n. 2, p. 18-30, 2017.

ORTIGOZA, Sílvia Aparecida Guarnieri; POLTRONIÉRI, Lígia Celoria; MACHADO, Lucy Marion. Calderini Philadelpho. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 24, n. 2, 243-254, 2012.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Antonello, I. T., Moura, J. D. P., Vendrame, P. R. S., & Pereira, A. C. de F. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL): tendências, desafios e perspectivas . Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17466

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023