Cidades novas

a utopia urbana como estratégia da fronteira capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16398

Palavras-chave:

Cidades novas, Fronteira capitalista, Urbanização, Região Centro-Norte-Amazônica, Brasil

Resumo

Este artigo tem por finalidade refletir a dinâmica da estruturação urbana da região centro-norte-amazônica enquanto espaço de expansão da fronteira capitalista, por meio da análise da implantação das cinco capitais planejadas nela presentes desde o início do período republicano, compreendendo-as como espaços estratégicos para a organização das atividades capitalistas no território. Parte-se do entendimento de que a dinâmica acelerada de ocupação deste espaço se deu pelo processo de migração fomentado pelo Estado, enquanto estratégia de ocupação territorial a serviço do capital, conformando as cidades como entrepostos. Neste contexto, as cidades novas têm expressão, sentido, significado e materialidade afeitos a uma lógica histórica que as define. Utiliza-se como método a análise histórica e dialética, tendo as categorias da formação socioespacial e da produção social do espaço como matizes mediadoras da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germana Pires Coriolano, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em História (FCHF-UFG), mestre e Sociologia (DCS-UFG), doutor e pós-doutor em Geografia (IESA-UFG). Professor da graduação e da pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins - campus de Porto Nacional. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE). 

Eduardo Alberto Cuscé Nobre, Universidade de São Paulo

Doutor e Livre-Docente em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Pós-Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) (2016). Professor Associado da FAU-USP das disciplinas de Planejamento Urbano e Regional.

Referências

ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BECKER, B. K.; VIEIRA, I. C. G. (Org.). As amazônias de Bertha K. Becker: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica. (Org. Vieira). Rio de Janeiro: Garamond, 2015.

BERTRAN, P. Uma introdução à história econômica do Centro-oeste do Brasil. Brasília: CODEPLAN, Goiás: UCG, 1988.

BRENNER, N. Espaços da urbanização: o urbano a partir da teoria crítica. Rio de Janeiro: Letra Capital, Observatório das Metrópoles, 2018.

CARLOS, A. F. A. A cidade. 8ª Edição São Paulo: Editora Contexto, 2007.

CASTELLS, M. A Questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

CASTILHO, D. Redes e processos espoliativos no centro-norte do Brasil. In: OLIVEIRA, F. G. de et. al. (orgs.). Espaço e economia: geografia econômica e a economia política Rio de Janeiro: Consequência, 2019.

CHAUL, N. F. Marchas para o Oeste. In: SILVA, Luiz Sérgio Duarte da (org.). Relações cidade-campo: fronteiras. Goiânia: Ed. UFG, 2000.

CORIOLANO, G. P. Plano Diretor Participativo de Palmas: análise da aplicação de instrumentos urbanísticos para a redução das desigualdades socioterritoriais. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Federal do Tocantins. PPGDR/UFT: Palmas, 2011.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. 12ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

________. O novo imperialismo. 2ª. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

________. A produção capitalista do espaço. 2ª Edição. São Paulo: Annablume, 2006.

HOLSTON, J. A Cidade Modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia/ James Holston; Tradução Marcelo Coelho. - São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

HOLANDA, F. de. O espaço de exceção. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2002.

LEFEBVRE, H. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

________. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

________ . O Direito a Cidade. São Paulo: Ed. Centauro (5ª Edição), 2009.

GOTTDIENER, M. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1993, 310 p.

LOJKINE, J. O Estado capitalista e a questão urbana. 2ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MACHADO, T. R. O poder do atraso na produção do espaço urbano: O caso de Palmas, Tocantins. Tese (Doutorado em Geografia) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

MARTINS, J. de S. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano São Paulo, Contexto, 2009.

MARTINS, J. de S. O tempo da fronteira. Retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Tempo Social, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25-70, 1996. DOI: 10.1590/ts.v8i1.86141. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/86141. Acesso em: 2 ago. 2021.

MORAES, L. M. A segregação planejada: Goiânia, Brasília e Palmas. Goiânia. Ed. UCG. 2006

MOYSÉS, A. Goiânia: metrópole não planejada. Goiânia: Editora da UCG, 2004.

OLIVEIRA, A. F. de. Contornos da fronteira capitalista no século XXI: um olhar sobre o Cerrado e a Amazônia. Caminhos de Geografia, Ed. Especial – I CIGEO-DR, p. 76-88, dez./2020.

OLIVEIRA, L. A. de. Centros urbanos e espaços livres públicos: produção e apropriação em Palmas-TO. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo – PPGAU/USP. São Paulo, SP. 2016.

RAMALHO, P. O. Lugar de Memória: o plano urbanístico de Boa Vista – RR. Dissertação (Mestrado Profissional) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2012.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, coleção “Milton Santos – 7”, 2008.

______. A Urbanização Brasileira. 5ª Edição. São Paulo: Edusp, coleção “Milton Santos – 6”, 2009.

TREVISAN, R.; FICHER, S.; MATTOS, F. Brasil: um século, cinco Cidades Novas administrativas - Anais ENANPUR, São Paulo, 2017. Disponível em: http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais/ST_Sessoes_Tematicas/ST%207/ST%207.2/ST%207.2-02.pdf

TREVISAN, R. Cidades novas. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

VERAS, A. T. de R. A produção do espaço urbano de Boa Vista – Roraima, Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo – PPGH/USP. São Paulo, SP. 2009.

VELASQUES, A. B. A. A concepção de Palmas (1989) e sua condição moderna. Tese (Doutorado em Urbanismo). Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROURB/UFRJ: Rio de Janeiro, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-23

Como Citar

Coriolano, G. P., Oliveira, A. F. de, & Nobre, E. A. C. (2022). Cidades novas : a utopia urbana como estratégia da fronteira capitalista. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16398

Edição

Seção

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas