O Pensamento Espacial e a Geografia Pragmática

réquiem para o passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16336

Palavras-chave:

raciocínio geográfico, currículo, educação geográfica, desenvolvimento cognitivo

Resumo

O artigo reúne uma análise crítica sobre a forma como National Research Council – NRC, em seu Relatório Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC) apresenta o pensamento espacial em uma defesa incessante de torna-lo conteúdo geográfico e como tal processo é absorvido no Brasil como justificativa de implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), demonstrando os equívocos de uma apreensão conceitual de espaço e pensamento espacial que se vincula à Geografia Pragmática.

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Biografia do Autor

Jose Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Rio Claro

Graduação (Lic / Bach - 1990/1991) e Mestrado Geografia (1994) Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP-Presidente Prudente), Doutorado Geografia Humana (1999) Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Livre Docência (2008) Universidade Estadual Paulista - (FCAV-UNESP Câmpus de Jaboticabal). Pós-Doutorado Universidad de Salamanca (2010-2011). Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Nacional) 2016/2018. Secretário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) 2019-2021.Iniciou sua carreira docente na Rede Pública Paulista (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM) como Professor de Didática, Metodologia de Ensino de Conteúdos de Geografia e Estágio Supervisionado (1992-1994). Professor do Curso de Graduação (1992-1994) e Pós-Graduação (2001-2012) Geografia (Unesp Câmpus de Presidente Prudente), Professor dos Cursos de Graduação em Ciências Agrárias (1995 a 2009) e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (2002-2010) Unesp Câmpus de Jaboticabal. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) - Unesp - Câmpus Rio Claro. Professor do Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto de Biocência (IB- Rio Claro) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/UNESP- São Paulo). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal de Tocantins (Porto Nacional-TO). Coordenador da Coleção Geografia Teorias Críticas da Editora Lutas Anticapital.Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Metodologia de Pesquisa e Ensino de Geografia, Geografia Política e Geografia Agrária. Co-autor dos livros Geografia e Conhecimentos Cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da Geografia brasileira Ed. UNESP/FAPESP, 2001; Reforma Agrária e Crédito Agrícola. Ed.Unesp (Cultura Acadêmica), 2009; Geografia: ensino e formação de professores. Ed. Lutas Anticapital, 2020.

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Publicado

2022-10-23

Como Citar

Souza, J. G. de . (2022). O Pensamento Espacial e a Geografia Pragmática: réquiem para o passado. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16336

Edição

Seção

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas