A Geografia que pensa a indústria para um projeto de Brasil no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16293

Palavras-chave:

Geografia; Indústria; O Brasil no século XXI.

Resumo

É por meio de uma abordagem territorial que a geografia pode pensar a indústria para um projeto soberano de Brasil no século XXI. Tal proposta, num contexto de instabilidade global pós-Covid-19, deve considerar as interfaces entre as categorias espaciais e as atividades produtivas, reconhecendo que as paisagens industriais não podem ser entendidas sem a devida atenção dada ao instrumental investigativo geográfico. Com base nesses pressupostos, este texto destaca três eixos de proposições: i) o primeiro, que considera os aspectos da economia política da indústria no território; ii) o segundo, que prioriza o fenômeno industrial na relação com o espaço geográfico; e iii) o terceiro, que enfatiza o desafio ambiental e ecológico. Isso exige da geografia uma preocupação no sentido de organizar uma proposta de intervenção capaz de permitir que avanços substanciais e concretos possam de fato ser alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Alves Pereira Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Campus de Presidente Prudente - SP e pós-doutorado pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. É professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde leciona e orienta pesquisas na Graduação e no Programa de Pós-Graduação, além de assumir a coordenação do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUr). É Bolsista Produtividade do CNPq. Foi professor visitante no Institut de Géographie da Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e na Universidad Nacional de Córdoba/UNC Argentina. Realizou Estágio Sanduíche na Université Paris Dauphine - Paris 9. Atua nas áreas de Geografia Econômica e Geografia Urbana, com ênfase nos estudos sobre dinâmicas territoriais, reestruturação produtiva, metropolização, economia urbana e espaço urbano regional.

Referências

CANO, Wilson. Desconcentração produtiva regional do Brasil: 1970‑2005. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

CARNEIRO, Ricardo. Desenvolvimento em crise: a economia brasileira no último quarto do século XX. São Paulo: Editora Unesp/Unicamp, 2002. (Coleção Economia Contemporânea.).

CASTELLS, Manuel; HALL, Peter. Las tecnópolis del mundo. La formación de los complejos industrials del siglo XXI. Madrid: Alianza Editorial, 2001 [1994].

DIEGUES, Antônio Carlos; ROSSI, Caroline Gut. Além da desindustrialização: transformações no padrão de organização e acumulação da indústria em um cenário de ‘Doença Brasileira’. Texto para Discussão. Unicamp. IE, Campinas, n. 291, 2017.

DINIZ, Clélio Campolina. A nova geografia econômica do Brasil. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis (Org.). Brasil 500 anos: futuro, presente, passado. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

FARIA, Adriana Ferreira de et alli. Parques tecnológicos do Brasil. Viçosa: NTG/UFV, 2021.

FERREIRA, Francismar Cunha. A organização territorial e produtiva da indústria do petróleo: o caso do grupo Petrobras no Brasil e no Espírito Santo. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): Vitória, 2022.

FISCHER, A. Industrie et espace géographique. Paris: Masson, 1994. 138 p.

FISCHER, André. Zonas industriais e estratégias econômicas e espaciais. In: FIRKOWSKI, Olga Lúcia Castreghini e SPOSITO, Eliseu Savério. Indústria, Ordenamento do Território e Transportes – a contribuição de André Fischer. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

GOMES, Maria Terezinha Serafim. Espaço, inovação e novos arranjos espaciais: algumas reflexões. in: OLIVEIRA, Floriano Godinho de [et al.]. Espaço e economia: geografia econômica e a economia política. Rio de Janeiro: Consequência, 2019. p. 163-198.

MARKUSEN, A. Mudança econômica regional segundo o enfoque centrado no ator. In: DINIZ, C. C.; LEMOS, M. B. (Org.). Economia e território. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 57-76.

MÉNDEZ, R; CARAVACA, I. Organización industrial y território. Madri: Editorial Síntesis, 1996.

PEREIRA JÚNIOR, Edilson. Dinâmicas industriais e urbanização no Nordeste do Brasil. In: Mercator. Fortaleza, Volume 14, Número 4, Número Especial, p. 63-81, 2015.

PEREIRA JÚNIOR, Edilson. O debate sobre a desindustrialização no brasil: abordagens concorrentes e um olhar a partir da geografia. Bol.Goia. Geogr. 2019, v. 39, p. 1-20.

PESSANHA, Roberto Moraes. A relação transescalar e multidimensional “Petróleo-Porto” como produtora de novas territorialidades. Tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 553 p., 2017.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, M. [1996]. A natureza do espaço. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1999. 308 p.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SUZIGAN, Wilson. Experiência histórica de política industrial no Brasil. Revista de Economia Política, São Paulo, v.16, n.1, p.5‑22, jan./mar. 1996.

VELTZ, Pierre. La société hyper-industrielle – le nouveau capitalisme productif. Paris: Édition de Seul et la République des Idées, 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-23

Como Citar

Pereira Junior, E. A. (2022). A Geografia que pensa a indústria para um projeto de Brasil no século XXI. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16293

Edição

Seção

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas