Entrelaçamentos arte-geográficos na insurgência do lugar-obra
texturas e dinâmicas nas Geografias Criativas entre o Instituto Inhotim e o Centre d’Arts et de Nature de Chaumont-sur-Loire
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.15666Palavras-chave:
Percepção, Geopoética, Encontro, Habitar, Arte ContemporâneaResumo
O diálogo entre arte e Geografia Cultural têm propiciado um contexto fértil para a discussão acerca de espacialidades existenciais concernentes a engajamentos corporificados, sensoriais e afetivos. Nesse contexto, investiga-se como as dinâmicas corpo-perceptivas de instalações de arte contemporânea atuam na condição de lugares para os sujeitos que nelas imergem. Para tanto, foi realizada uma correlação entre quatro obras, duas no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea em Brumadinho/MG e duas no Centre d’Arts et Nature du Domaine de Chaumont-sur-Loire na França. Embasado nas Geografias Criativas e na fenomenologia existencialista, procedeu-se por meio de análises pautadas em imersões corpo-perceptivas nas instalações selecionadas. Desse modo, realizaram-se trabalhos de campo que também resultaram em poemas e ilustrações utilizadas nesse ensaio. Compreendeu-se que obras de arte, particularmente instalações, não apenas estão em lugares, mas constituem lugares em si mesmas: lugares-obras. Na interconectividade sujeitos-lugar-obra, há um devir de significados que explicitam dimensões existenciais da realidade geográfica.
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