A questão ambiental e as ocupações irregulares em Londrina

reflexões a partir dos fóruns de participação popular para revisão do Plano Diretor (2018-2028)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.15558

Palavras-chave:

Áreas de risco; Questão ambiental; Déficit habitacional; leitura comunitária; PDML.

Resumo

A questão ambiental constitui-se em uma das dimensões do planejamento urbano, estando diretamente imbricada a temas como saneamento ambiental, habitação, mobilidade e uso do solo. Objetiva-se discutir os aspectos referentes a questão ambiental traçados pela população no decorrer dos fóruns de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina, em 2018, tendo como preocupação central os problemas vivenciados na cidade concreta. De abordagem qualitativa, foram utilizadas fontes primárias e secundárias. Verificou-se que a vozes da população e o trabalho dos técnicos podem ajudar na identificação dos problemas ambientais e na proposição de ações para o enfrentamento da problemática ambiental. Conclui-se que nos fóruns de participação popular da revisão do PDML (2018-2028), a quantidade mínima de moradores presentes indicou questões e soluções referentes as questões ambientais a partir da realidade imediata vivenciada cotidianamente e não de todo o recorte espacial delimitado pelo IPPUL em cada fórum popular.

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Biografia do Autor

Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Geografia e pedagogia. Especialista em Análise Ambiental. Mestre em geografia (UEL). Doutora em Geografia (UEL). Estágio de pos doutoramento em geografia pela UEL.

Ideni Antonello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1994) com a dissertação O camponês Sertanejo e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) com a tese Metamorfoses do Trabalho e a Mutação do Campesinato e realizou aperfeiçoamento no Linstitut Des Hautes Études de Lamerique Latine Université de La Sorbonne, IHELA, França, mediante a categoria de doutorado "sanduíche"(CNPq) sob orientação do Prof. CHISTIAN GROSS. Pós-doutoramento (2015) no IGOT- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa/Portugal. Bolsista CAPES Processo 1660/14-4. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, espaço urbano, os novos arranjos urbano-rural, pensamento geográfico, ensino de geografia (literatura).

Alan Alievi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professor da rede pública de ensino do estado do Paraná. Também atuou na rede privada no Colégio Sesi e sistema Positivo. Tem experiência na elaboração e aplicação de praticas pedagógicas interdisciplinares em Geografia. Tem experiencia em trabalho com livro didático na área de produção de material (textos, mapas, figuras, dentre outros) bem como atualmente (2018) está se especializando em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica (MG). Trabalha com produção cartográfica. Tem interesse em linha de pesquisa que abrange Gestão das águas, Saúde Coletiva, Geologia Ambiental, Geoquímica e Hidrologia; Educação Ambiental; Ecologia da Paisagem; Geoprocessamento e Cartografia; Ensino de Geografia. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental/GEENGEA/UEL.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

Veiga, L. A., Terezinha Antonello, I., & Alves Alievi, A. (2022). A questão ambiental e as ocupações irregulares em Londrina: reflexões a partir dos fóruns de participação popular para revisão do Plano Diretor (2018-2028). Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.15558