O valor cultural da geodiversidade: O caso da Fortaleza de Cabedelo e das Ruínas de Almagre, Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i31.12234

Palavras-chave:

geopatrimônio, patrimônio cultural, cultura

Resumo

A Fortaleza de Cabedelo e a Igreja de Almagre correspondem a edificações que datam dos primórdios do século XVI, construídas com o intuito de proteger a foz do Rio Paraíba da investida de franceses e holandeses e servir como base da catequização dos índios tabajaras, respectivamente. Suas construções, estabelecimentos humanos, usos da terra e do mar, entre outros aparatos são consequências de determinadas condições naturais ideais para a criação do trabalho humano, que resultou na expansão urbana de João Pessoa. Neste trabalho fez-se uma avaliação integrada entre os diversos elementos da geodiversidade e o patrimônio em questão, por meio da análise de documentação produzida durante o período colonial, na forma de textos, cartas e iconografias e trabalho de campo, visto que esta relação ainda apresenta-se praticamente sem pesquisas e divulgação, num diálogo interdisciplinar entre geodiversidade e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Schaefer Pereira, Instituto Federal da Paraiba (IFPB)

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Quadro Permanente de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), câmpus João Pessoa, Brasil. Mestre em Geociências (2000) pela UFRN e doutor em Geografia Física pela Universidade de Coimbra (2019). Membro-pesquisador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra.

Marcos Antônio Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

é Professor Associado I do Departamento de Geologia da UFRN. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pela UFRN.

Referências

BARBOSA, J. A deposição carbonática na faixa costeira Recife- Natal: aspectos estratigráficos, geoquímicos e paleontológicos. Tese (Doutorado em Geologia), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

BARLEUS, G. (1940). História dos feitos recentes praticados durante oito anos no Brasil e noutras partes sob o governo do ilustríssimo João Maurício Conde de Nassau. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. Disponível: http:// www2. senado.leg.br /bdsf/ bitstream/ handle/id/1109/O%20 Brasil%20 holandes.pdf? sequence=1, pertencente ao Senado brasileiro. Acesso em 20 junho 2014.

DELPHIM, C. F. Patrimônio Cultural e Geoparque. Revista do Instituto de Geociências - USP, vol.,5, p. 75-83, 2009.

DUNHAM, R. J. Classification of carbonate rocks according to their depositional texture. In: HAM, W. E. (ed.). Classification of carbonate rocks. American Association of Petroleum Geologists Memoir, n. 1, p. 128-141, 1962.

FOLK, R. L. Petrology of sedimentar rocks. Austin: Hemphill Publishing Company, 1974.

FURRIER, M. Caracterização geomorfológica e do meio físico da Folha de João Pessoa- 1: 100.000. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GRAY, M. Geodiversity: Valuing and Conserving Abiotic Nature. Chicheste: John Wiley and Sons, 2004.

LIVRO DO TOMBO do Mosteyro de Sam Bento da Parahyba. Recife: Imprensa Oficial, Livro 2, 1948.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

NIEUHOF, J. Memorável viagem marítima e terrestre ao Brasil. São Paulo: Livraria Martins, 1942.

OLIVEIRA, C. M. Em torno do uso turístico do patrimônio histórico: o caso da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré de Almagre (Cabedelo-PB). Veredas Revista Científica de Turismo, ano 1, n. 1, 2002.

OLIVEIRA, A. F.; NASCIMENTO, M. A. Turismo, cultura e meio-ambiente: os geoparques e o desenvolvimento local. In.: Portuguez, A.P.; Lanzarini, R.; Santos, R.J. (orgs.). Cultura, Natureza e Saberes na Dinâmica Territorial do Turismo. Editora Barlavento, Ituiutaba, p. 11-39, 2009.

PEREIRA, L. S. Mapeamento do geopatrimônio e do patrimônio cultural da região de João Pessoa (Paraíba) para fins de geoturismo urbano e costeiro. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade de Coimbra, Portugal, 2019.

PEREIRA, L. S.; AMARA L, J. do. Geoturismo urbano: análise da tipologia geológica e cultural da capitania da Parahyba. Cadernos de Estudo e Pesquisa em Turismo, vol. 3, n.3, p. 239- 264, 2014.

PINTO, I. Datas e Notas para a História da Paraíba. João Pessoa: Universitária/ UFPB, 1977.

RODRIGUES, M. L.; CUNHA, L.; RAMOS, C.; PEREIRA, A. R.; TELES, V.; DIMUCCIO, L. Glossário ilustrado de Termos Cársticos. Maria Luisa Rodrigues (coord.). Lisboa: Ed. Colibri, 2007.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Pereira, L. S., & Nascimento, M. A. (2021). O valor cultural da geodiversidade: O caso da Fortaleza de Cabedelo e das Ruínas de Almagre, Paraíba. Revista Da ANPEGE, 16(31), 74–90. https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i31.12234

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)