A rede de gasodutos da América do Sul: Lacunas da integração regional Sul-Americana e empecilhos para a geopolítica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.10676

Palavras-chave:

Integração Regional, Geopolítica Energética, Brasil, Gás Natural

Resumo

A integração regional sul-americana é um objetivo antigo das nações que compõe o subcontinente e algo almejado pelo pensamento geopolítico brasileiro a fim de aumentar sua projeção internacional. O desenvolvimento econômico e a obtenção de soberania são as principais motivações. A questão energética é parte fundamental deste processo, tanto para produção de excedente econômico quanto no uso soberano e estratégico dos recursos locais. A rede de gasodutos que trespassa o território sul-americano é provavelmente a maior materialização espacial desta integração, conectando diversos fixos dos territórios sul-americanos e demonstrando avanços técnicos no transporte de gás natural. Contudo, ela também revela diversas lacunas no êxito deste processo, como a ausência de uma rede maior que de fato conecte plenamente o subcontinente. Ela também evidencia a integração regional como um objetivo secundário nas agendas locais que priorizam assuntos internos, tal qual o próprio Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - Anuário e Dados Estatísticos. Rio de Janeiro, 2018.

_______. Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural – Rio de Janeiro: Número 89/Janeiro 2018.

ALBURQUERQUE, Edu S. – 80 anos da obra projeção continental do Brasil de Mário Travasso. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v.29, p 59-75. jun. 2015.

ARROYO, Monica – Mercosul: redefinição do pacto territorial vinte anos depois – In: Argentina e Brasil: Possibilidades e Obstáculos no Processo de Integração Territorial. Ed: Humanitas. São Paulo, 2010.

BRITO, Marco et SANTOS, Edmilson et ROUSSEAU, Isabelle et NAVA, Pablo – A dialética da segurança energética e a interdependência das nações: reflexões focadas no papel do petróleo e na dimensão brasileira. In: Geografia e Geopolítica do Petróleo. (Orgs) Frédéric Monié et Jacob Binsztok. Ed. MAUAD Ltda. Rio de Janeiro, 2012.

CARRA, Marcos - A Petrobras e a Integração com a América do Sul: As divergências com o governo brasileiro. Tese, UFRGS. Orientador: Profº Dr. Carlos Schmidt Arturi. Porto Alegre, 2014.

CORRÊA, Roberto Lobato. Redes Geográficas: Reflexões sobre um tema persistente. In: ______. Revista Cidades, v.9 n. 12. Rio de Janeiro, 2012.

COSTA, Wanderley Messias – Geopolítica e Geografia Política: Discursos sobre o território e o poder. Editora Edusp/Hucitec. São Paulo, 2007.

EGLER, Claúdio A. Gonçalves; MATTOS, Margarida Maria C. L. – Multinacionais do setor petrolífero, geoeconomia e integração regional na América do Sul. In: Geografia e Geopolítica do Petróleo. (Orgs) Frédéric Monié et Jacob Binsztok. Ed. MAUAD Ltda. Rio de Janeiro, 2012.

HAGE, José Alexandre Altahyde – Bolívia, Brasil e o Gás Natural: Um Breve Debate – In: Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Vol 2, Nº 1, Janeiro-Junho, 2008.

MARTIN, André Roberto – Sopa de Letrinhas: Alba, Alca, Mercosul, Unasul, Can... Para onde vai a Integração Latino-Americana?. In: Argentina e Brasil: Possibilidades e Obstáculos no Processo de Integração Territorial. Ed. Humanitas. São Paulo, 2010.

_ . Brasil, Geopolítica e Poder Mundial: o anti-Golbery. – 1ªed. – São Paulo: Hucitec, 2018.

MOUTINHO DOS SANTOS, Edmílson – Gás natural: Estratégias para uma energia nova no Brasil – São Paulo: Annablume, Fapesp, Petrobras, 2002

PETROBRAS - Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 e Plano Estratégico 2040. Rio de Janeiro, 2019.

RAFFESTEIN, Jean-Claude – Por uma Geografia do Poder – Editora Ática, São Paulo, 1993.

RICUPERO, Rubens – A diplomacia na construção do Brasil 1750-2016. 1.ed. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2017.

SANTOS, Milton – Economia Espacial: críticas e alternativas. Editora Edusp. São Paulo, 1994.

SANTOS, Milton et SILVEIRA, Maria Laura – O Brasil: Território e Sociedade no início do século XXI. 10ª ed. Editora Record. Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

Pereira, A. dos S. A. (2021). A rede de gasodutos da América do Sul: Lacunas da integração regional Sul-Americana e empecilhos para a geopolítica brasileira. Revista Da ANPEGE, 16(30), 406–421. https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.10676

Edição

Seção

Seção Temática - Geografia Política