Análise química de folhas de cactáceas do gênero Pereskia

Autores

  • Lara Soares Santos Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Reginaldo Rodrigues de Andrade Instituto Federal do Triângulo MIneiro
  • Cláudia Maria Tomás Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

composição centesimal, fenólicos, Pereskia aculeata Godseffiana, Pereskia bleo, Pereskia grandifolia Haw.

Resumo

Algumas cactáceas do gênero Pereskia são utilizadas na alimentação como hortaliça, ainda considerada não convencional. Neste contexto, faz-se necessário estudar as características nutricionais das plantas através de análises químicas visando possível consumo humano. Com o objetivo de caracterizá-las, determinou-se a composição centesimal, teor de fenólicos e nitrato nas três espécies de cactáceas do gênero Pereskia, em três tratamentos pós-colheita (seca in natura, liofilizada e cozida e seca), em delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições, resultando em trinta e seis amostras analisadas. Foram utilizadas quatro plantas-matrizes para cada espécie, cultivadas em vasos no mesmo viveiro. O teor de fenólicos foi determinado com uso do reagente Folin-Ciocalteau, a partir de extrato etanólico; o teor de nitrato foi determinado após extração com água, por espectrofotometria. A análise da composição centesimal foi realizada de acordo com métodos do Instituto Adolfo Lutz. O teor de fenólicos foi influenciado tanto pela espécie quanto pelo tratamento pós-colheita, apresentando-se maior nas folhas liofilizadas. O teor de nitrato também foi influenciado pela espécie e pelo tratamento pós-colheita, apresentando-se maior nas folhas secas in natura e na espécie Pereskia grandifolia Haw. Não foram observadas diferenças significativas entre as espécies em nenhum dos nutrientes avaliados pela composição centesimal. Em relação ao processamento houve diferença significativa somente no teor de cinzas, que foi maior nas plantas secas in natura. Os nutrientes avaliados apresentaram resultados próximos aos já determinados para a espécie mais consumida como alimento, a Pereskia aculeata Miller. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Soares Santos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Aluna do curso de graduação em Tecnologia em Alimentos no Instituto Federal do Triãngulo Mineiro.

Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Dra. em Agronomia (UNESP, Jaboticabal, 2012)

Professora área química

Experiência na área de análise de vegetais e alimentos.

Reginaldo Rodrigues de Andrade, Instituto Federal do Triângulo MIneiro

Professor doutor em Agronomia pela UNESP Jaboticabal. Docente com experiência na análise de crescimento de plantas e uso de resíduos na produção agrícola.

Cláudia Maria Tomás Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professora doutora na área de análise de alimentos.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Santos, L. S., Queiroz, C. R. A. dos A., Andrade, R. R. de, & Melo, C. M. T. (2015). Análise química de folhas de cactáceas do gênero Pereskia. Agrarian, 8(30), 343–350. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2960

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia