Seletividade do nicosulfuron e da mistura com atrazine na cultura do milho

Autores

  • Hugo Almeida Dan Universidade Estadual de Maringá UEM
  • Alberto Leão de Lemos Barroso FESURV
  • Guilherme Braga P. Braz Universidade estadual de Maringá-UEM
  • Lilian Gomes de Moraes Dan Universidade estadual de Maringá
  • Wander Cruvinel Ferreira Filho Centro tecnológico Comigo
  • Carlos Cesar Evangelista Menezes Centro tecnológico Comigo
  • Uilter Souza Azambuja

Palavras-chave:

fitointoxicação, pós-emergência, inibidores de ALS, Zea mays

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade do herbicida nicosulfuron e da mistura com atrazine em híbridos de milho, aplicado em pós-emergência. O ensaio foi implantado em delineamento de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas 29 x 5, com quatros repetições, onde se alocou na parcela principal os híbridos e na subparcelas os herbicidas. Os 29 híbridos de milho foram submetidos a quatro tratamentos herbicidas (nicosulfuron nas doses de 50 e 60 g ha-1, nicosulfuron + atrazine nas doses 20 + 1500 e 40 + 3000 g ha-1, respectivamente), e uma testemunha capinada para cada híbrido. A aplicação foi realizada 23 dias após a emergência do milho. Foram avaliados os sintomas de fitointoxicação aos 7, 14 e 21 dias após a aplicação dos tratamentos. Determinou-se ainda, a massa de mil grãos e a produtividade dos híbridos. Com base nos resultados obtidos, observou-se que os híbridos de milho AX 890 e 32R22 apresentaram baixa tolerância ao herbicida nicosulfuron na dose de 60 g ha-1. Os demais híbridos não foram influenciados pela utilização desse herbicida, seja na forma isolada ou associada ao atrazine.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Almeida Dan, Universidade Estadual de Maringá UEM

Engenheiro Agronomo e Bolsista (PROUNI) pela União de Escolas Superiores de Rondonópolis (2006). Pós graduado (latu-Sensu) em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Mestrando em Produção Vegetal pela Univesidade de Rio Verde (FESURV), onde foi Bolsista da CAPES pelo projeto PROCAD em Parceria com a NAPD/UEM, Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é doutorando em Agronomia pela Universidades Estadual de Maringá UEM/NAPD. Realiza trabalhos de pesquisa na área de Agronomia/Fitotecnia, com ênfase em Matologia, comportamento de herbicidas no solo, Atividade residual de herbicidas sobre culturas de sucessão, biologia de plantas daninhas, adjuvantes, seletividade de herbicidas, tecnologia de aplicação de herbicidas, resistência de plantas daninhas a herbicidas, integração Lavoura-pecuária e manejo de plantas daninhas em grandes culturas no cerrado.

Alberto Leão de Lemos Barroso, FESURV

Professor tutular do departamento de plantas daninhas no cerrado da FESURV.

Guilherme Braga P. Braz, Universidade estadual de Maringá-UEM

Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM);

Lilian Gomes de Moraes Dan, Universidade estadual de Maringá

Mestrando (a), Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM);

Wander Cruvinel Ferreira Filho, Centro tecnológico Comigo

Pesquisadores do Centro Tecnológico Comigo (CTC).

Carlos Cesar Evangelista Menezes, Centro tecnológico Comigo

Pesquisadores do Centro Tecnológico Comigo (CTC).

Uilter Souza Azambuja

Graduado(a) em Agronomia na FESURV.

Downloads

Publicado

2011-05-27

Como Citar

Dan, H. A., Barroso, A. L. de L., Braz, G. B. P., Dan, L. G. de M., Ferreira Filho, W. C., Menezes, C. C. E., & Azambuja, U. S. (2011). Seletividade do nicosulfuron e da mistura com atrazine na cultura do milho. Agrarian, 3(10), 243–252. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/698

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)