Produção de mudas de gliricídia com diferentes substratos orgânicos

Autores

  • Alian Cássio Pereira Cavalcante Universidade Federal de Viçosa
  • Adailza Guilherme Cavalcante Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB.
  • Maria José Ramos da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB.
  • Raunira da Costa Araújo Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB.

Palavras-chave:

área foliar, biomassa, crescimento inicial, Gliricídia sepium

Resumo

Objetivou-se com a pesquisa avaliar a germinação e o crescimento inicial de mudas de gliricídia, submetidas a diferentes tipos de substratos orgânicos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições e seis substratos, solo (testemunha); solo + composto de aves; solo + composto bovino; solo + composto caprino; solo + composto de coelho; solo + húmus de minhoca, constituídos na proporção 2:1. As variáveis avaliadas foram: índice de velocidade de emergência, porcentagem de germinação, altura da planta, número de folhas, comprimento da raiz, massa seca da raiz, massa seca da parte aérea, massa seca total, índice de qualidade de Dickson, radiação fotossintética ativa e índice de área foliar. Os substratos orgânicos proporcionaram melhorias nas variáveis de germinação e crescimento de mudas de gliricídia. O composto constituído de esterco de aves influencia sobremaneira, na melhoria da qualidade de mudas de gliricídia, e com esse comportamento, os compostos orgânicos confeccionados a partir de estercos animais, pode ser indicado como um fertilizante orgânico de qualidade superior para a produção de mudas dessa espécie

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alian Cássio Pereira Cavalcante, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, do Centro de Ciência Agrárias, da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG.

Adailza Guilherme Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, do Centro de Ciência Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba,  Areia-PB.

Maria José Ramos da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB.

Mestre em Ciências Agrarias (Agroecologia), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB.

Raunira da Costa Araújo, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB.

Professora do Departamento de Agricultura, do  Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Cavalcante, A. C. P., Cavalcante, A. G., Silva, M. J. R. da, & Araújo, R. da C. (2017). Produção de mudas de gliricídia com diferentes substratos orgânicos. Agrarian, 9(33), 233–240. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3929

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia