Cultivo de alface, sobre diferentes coberturas de solo, em condições tropicais

Autores

  • Clodoaldo Moreno Paixão Universidade de Cuiabá
  • Elisangela Clarete Camili Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sebastião Carneiro Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso
  • Antonio Renan Berchol da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Santino Seabra Junior Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Lactuca sativa L. Cobertura vegetal. Pennisetum americanum. Brachiaria ruziziensis. Mucuna aterrima.

Resumo

A alface é a hortaliça folhosa mais produzida no Brasil, onde representa grande relevância social e econômica para pequenas propriedades. No entanto, ainda há a necessidade de estudos voltados à melhoria das condições de cultivo, a qual demanda intensa quantidade de fertilizantes, degrada a estrutura física do solo e provoca desequilíbrios biológicos pela baixa rotação de culturas. Diante disso, objetivou-se através deste trabalho identificar os efeitos de coberturas vegetais sobre os atributos químicos do solo e sobre a qualidade da alface produzida em condições de clima tropical. O experimento foi instalado em região de baixa altitude, em condições de campo, em blocos casualizados em esquema fatorial, com cultivo de alface sobre resíduos de cinco coberturas vegetais de solo implantadas em três épocas diferentes. As coberturas vegetais utilizadas foram milheto, bagaço de cana-de-açúcar, mucuna-preta, capim braquiária e crotalária, semeadas em 06/02/12, 08/03/12 e 07/04/12, com manejo aos 120, 90 e 60 dias, respectivamente. Concluiu-se que, dependendo da espécie e da época em que é feita semeadura e o manejo e o manejo, as plantas de coberturas podem interferir nos atributos químicos do solo, resultando em plantas de alface de maior altura, diâmetro e massa fresca. Plantas de alface com maior diâmetro e massa de matéria seca total foram obtidas quando cultivadas sobre resíduos de mucuna-preta e capim braquiária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodoaldo Moreno Paixão, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Agronomia e Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso e pela Associação Internacional de Educação Continuada-AIEC/UNB, respectivamente. Possui mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso e especialização em Manejo de Doenças de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou como extensionista rural, onde desenvolveu atividades de planejamento, implantação, manejo e comercialização de diversas culturas agrícolas. É professor titular da Universidade de Cuiabá desde 2008, onde ministrou as disciplinas de fitotecnia e controle de plantas daninhas. Atualmente é coordenador da Faculdade de Agronomia.

Elisangela Clarete Camili, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura, atuando no ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: fruticultura, olericultura, floricultura, produção de sementes, fitotecnia e fisiologia vegetal.

Sebastião Carneiro Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977) , mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2000) . Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso, Membro de corpo editorial da Revista Agricultura Tropical, Revisor de periódico da Planta Daninha, Revisor de periódico da Revista Agricultura Tropical, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Sementes e Revisor de periódico da Coffee Science. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tridax procumbens, erva-de-touro, biologia, capacidade reprodutiva, germinação de sementes e plantas daninhas.

Antonio Renan Berchol da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Campus deCuiabá atuando na área de máquinas e mecanização agrícola nos Curso de Agronomia e Zootecnia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Máquinas Agrícolas, atuando principalmente nos temas relacionados com sistemas de preparo do solo, plantas de cobertura, grandes culturas, semeadoras-adubadoras.

Santino Seabra Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, do curso de Agronomia/Nova Mutum. Ministra as disciplinas de Horticultura, Olericultura e Trabalho de Conclusão de Curso. Além de atuar nos mestrados: Ambiente e Sistema de Produção; Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. É Ad hoc de diversas revistas da área de Fitotecnia, avaliando trabalhos sobre Olericultura (Horticultura Brasileira, PAB, Acta Amazônica, SEMINA...). Membro da Associação Brasileira de Horticultura, desde 2000, em 2010 atua como representante do Mato Grosso (delegado). Atua na Comitê Assessor de Popularização da Ciência na FAPEMAT. Vem atuando em projetos de pesquisas, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve trabalhos relacionados as linhas de pesquisa: Horticultura e sociedade; Manejo e produção de espécies hortícolas (plantio direto de hortaliças; cultivo protegido; hortaliças não convencionais).

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Paixão, C. M., Camili, E. C., Guimarães, S. C., Silva, A. R. B. da, & Junior, S. S. (2017). Cultivo de alface, sobre diferentes coberturas de solo, em condições tropicais. Agrarian, 9(31), 63–72. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3902

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)