Amoras-pretas produzidas em região subtropical, em função de podas, sistemas de condução e número de hastes

Autores

  • Fabíola Villa Unioeste
  • Daniel Fernandes Silva UNIOESTE
  • Fabiane Karine Barp Unioeste
  • Diego Ricardo Stumm Unioeste

Palavras-chave:

pequenos frutos, Rubus sp., suporte para plantas, qualidade de frutos.

Resumo

O conhecimento detalhado do comportamento vegetativo e produtivo de cultivares de amoreira-preta é muito importante, a fim de evitar generalizações. Essas informações podem determinar as práticas culturais, entre elas o sistema de condução e podas. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a influência de sistemas de condução, podas e número de hastes de cultivares de amoreira-preta cultivadas em região de clima subtropical na produção e qualidade dos frutos. O delineamento experimental do primeiro experimento foi em blocos casualizados, fatorial 2 x 9 (2 tipos de poda x 9 cvs. de amoreira-preta). O delineamento experimental do segundo experimento foi em blocos casualizados, fatorial 4 x 2 (4 números de hastes x 2 sistemas de condução). Os dados físicos-químicos foram coletados durante o ciclo produtivo de 2012/13. A poda drástica de inverno, apesar de facilitar os tratos culturais, não possibilitou boa produção das plantas. A cultivar Brazos apresentou boa produtividade quando efetuada a poda convencional. O sistema de espaldeira dupla com três hastes, para a cultivar Tupy apresentou resultados satisfatórios de produtividade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Fernandes Silva, UNIOESTE

Técnico em agropecuária pelo IFSULDEMINAS, atualmente cursa o último ano de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui experiencia em fitotecnia, atuando principalmente em fruticultura temperada e subtropical e anatomia vegetal.

Downloads

Publicado

2014-07-04

Como Citar

Villa, F., Silva, D. F., Barp, F. K., & Stumm, D. R. (2014). Amoras-pretas produzidas em região subtropical, em função de podas, sistemas de condução e número de hastes. Agrarian, 7(26), 521–529. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2919

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)